The Farewell
The Farewell

Mudar a forma como encaramos o cancro com a ajuda do cinema

O IPO Lisboa e o IndieLisboa são parceiros numa Mostra que acontece no Cinema São Jorge no próximo fim de semana.
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Pode parecer uma combinação pouco habitual, mas o cinema tem a capacidade de nos transportar para cenários e contextos que dão outra vida à vida. E a Oncologia, tema central desta Mostra de Cinema do IPO Lisboa, a marcar o centenário do Instituto – 29 de dezembro de 2023 –, é a base que une este programa de três dias de  filmes que celebra, precisamente, a vida. A dos profissionais de saúde, a das pessoas que vivem com doença oncológica, a dos cuidadores e familiares e amigos e de todos os que, algum dia, contactaram com a doença”, explica Eva Falcão, presidente do conselho de administração do IPO Lisboa.

Para assinalar o centenário do Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil (IPO Lisboa), vai, então, ser levada ao ecrã do Cinema São Jorge uma Mostra de Cinema que reúne filmes que pretendem desmistificar a nossa relação com o cancro.

Trata-se de um ciclo de seis filmes premiados, assinados por cineastas de prestígio, em que cada um nos oferece um olhar diferente sobre a forma como lidamos com a doença, física e emocionalmente, em diversas fases do seu desenvolvimento: do primeiro diagnóstico ao último tratamento. Da desmoralização face ao inimigo, à determinação para o derrotar, das relações pessoais e familiares que abanam, às novas amizades que se criam. O olhar dos realizadores, com a mira apontada às nossas emoções.

O cariz diferenciado deste ciclo é reforçado pela apresentação dos filmes. Todas as sessões são precedidas de uma intervenção, a cargo de elementos do corpo clínico do IPO Lisboa, que vão dar um enquadramento da obra cinematográfica em questão, à luz da sua experiência profissional.

Outro dos objetivos desta Mostra é promover o encontro entre espectadores de cinema e a comunidade IPO, o que se concretiza também num debate que pretende sair do universo técnico e clínico, para dar voz aos doentes, às associações de doentes, à sociedade.

“Como falar da doença oncológica sem ser sensacionalista, derrotista, paternalista ou falsamente esperançoso? Esta foi a principal dificuldade de organizar um pro- grama que tinha de ter o tom certo para se falar de uma doença que ainda é tabu nos dias de correm – o cancro e as suas diferentes variantes”, afirma Miguel  Valverde do IndieLisboa.

“Foi um processo complicado para a equipa de programação do IndieLisboa e para a equipa do IPO Lisboa, que fizeram um trabalho conjunto de análise rigorosa dos filmes e do que se pretendia dizer. Foi um olhar para o cinema do ponto de vista da entidade que trata a doença oncológica há mais tempo em Portugal e outro olhar para a doença do lado de programadores de cinema pouco habituados a lidar com estas preocupações tão concretas”, acrescenta Miguel Valverde, garantindo que “da parte do IndieLisboa não poderíamos estar mais orgulhosos desta parceria e absolutamente comprometidos com esta Mostra”.

Entre os filmes exibidos, destaque para o cariz histórico da curta-metragem documental realizada por António Lopes Ribeiro em 1952, A Luta Contra o Cancro em Portugal, que será exibida na sessão de abertura, juntamente com La Guerre Est Déclarée, de Valéri Donzelli.

Também fazem parte deste ciclo o premiado filme de Catarina Vasconcelos, A Metamorfose dos Pássaros, o mais recente trabalho de Claire Simon, Notre Corps (2023) e The Farewell, de Lulu Wang, que estreou em 2019. A vertente mais intemporal desta Mostra inclui Caro Diario, realizado e protagonizado por Nanni Moretti em 1993, e Love Story, de Arthur Hiller, lançado em 1970.  

Esta é uma das várias iniciativas de comemoração dos 100 anos do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, uma unidade de referência no tratamento, estudo e investigação do cancro. A não perder, a partir desta sexta-feira.

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