Mau tempo. Queda de árvore provoca um ferido em Vouzela
A queda de uma árvore em São Miguel do Mato, Vouzela, provocou esta quarta-feira um ferido ligeiro e obrigou ao corte da Estrada Nacional (EN) 16, disse à Lusa fonte do comando sub-regional de Viseu Dão Lafões. As regiões Norte e Centro são as mais afetadas pelo mau tempo provocado pela passagem da tempestada Kirk.
A mesma fonte referiu que, cerca das 08:00, a árvore atingiu uma viatura que circulada na EN16, provocando ferimentos leves numa pessoa, que foi transportada para o hospital de Viseu.
"A estrada ficou cortada em ambos os sentidos. Às 08:44 foi feita a abertura de uma das faixas, com o trânsito alternado", acrescentou.
Para esta ocorrência deslocaram-se 13 operacionais, apoiados por quatro veículos.
Segundo a fonte do comando sub-regional de Viseu Dão Lafões, o mau tempo provocou outras quedas de árvores na região, mas que não provocaram danos
"Entre as 18h00 de ontem [terça-feira], quando começou o quadro meteorológico mais adverso, e as 07h00 de hoje temos o registo de 567 ocorrências, sobretudo relacionadas com o vento, sendo 404 quedas de árvores, 14 inundações, 20 limpezas de via, 116 quedas de estruturas e 13 movimentos de massa", disse à Lusa José Costa, oficial de operações na ANEPC.
De acordo com José Costa, nestas ocorrências foram empenhados 1.805 operacionais e 627 meios terrestres.
"As áreas mais afetadas foram a Área Metropolitana do Porto, Alto Minho e Sub-Região do Cávado", adiantou.
Segundo José Costa, foram registadas 262 ocorrências na Área Metropolitana do Porto, no Alto Minho 52, Cávado 81, no Tâmega e Sousa 35 e Ave 27.
"Mantêm-se o fenómeno de vento. O IPMA tem ainda emitido um conjunto de avisos sobretudo para precipitação, vento forte e ondulação marítima. Estes avisos, principalmente vento e precipitação, mantêm-se em vigor pelo menos até às 12h00 de hoje, sendo que nos distritos mais a norte o aviso é laranja para o vento", disse.