Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi arrastada pela água em Caminha
Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi arrastada pela água em Caminha

Mau tempo faz estragos no norte do país. Registaram-se 245 ocorrências até às 14.00 horas

Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi arrastada pela água, duas escolas foram encerradas, uma estrada foi cortada e a linha ferroviária do Minho esteve com circulação interrompida.
Publicado a
Atualizado a

O mau tempo está a fazer estragos em Portugal continental, tendo sido registadas 245 ocorrências pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) desde a meia noite às 14.00 horas desta quarta-feira. O norte do país tem sido a região mais afetada, nomeadamente o distrito de Viana do Castelo.

Em Caminha, uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi arrastada pela água e a Estrada Nacional (EN) 2013 teve de ser cortada na zona de Argela, devido a uma inundação.

Já na capital de distrito, duas escolas tiveram de ser encerradas por falta de condições de segurança, com várias zonas da Escola Secundária de Santa Maria Maior e da E. B. 2, 3 Frei Bartolomeu dos Mártires a ficar completamente inundadas. No mesmo concelho, o Hospital de Santa Luzia sofreu infiltrações de água e danos ao nível da cobertura do edifício que provocaram condicionamento em alguns serviços, sobretudo o de cirurgia de ambulatório, o “que implicou a mudança dos procedimentos urgentes para o bloco operatório central".

Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi arrastada pela água em Caminha
Mau Tempo. Infiltrações de água afetam atividade programada do Hospital de Santa Luzia

Na mesma região, a circulação na linha ferroviária do Minho esteve cortada esta quarta-feira de manhã entre Darque e Valença devido ao mau tempo.

Ligeiramente mais a sul, em Barcelos, uma árvore caiu e derrubou dois postes elétricos em Airó.

Noutro âmbito, na região de Lisboa o mau tempo condicionou as buscas pelos dois pescadores desaparecidos após a colisão desta segunda-feira entre um catamarã e um barco de pesca no rio Tejo.

Uma ambulância de transporte de doentes não urgentes foi arrastada pela água em Caminha
Retomadas buscas pelos dois desaparecidos após colisão entre catamarã e barco de pesca no rio Tejo

A maioria das ocorrências até às 14.00 horas desta quarta-feira foram inundações (126), quedas de árvores (46) e quedas de estrutura (40), mas sem vítimas a registar.

A boa notícia é que o pico destas condições meteorológicas adversas foi às 12.00 horas. Nas próximas horas, a previsão é de melhoria.

Viana do Castelo, Porto e Braga estão esta quarta-feira sob aviso laranja entre as 6.00 e as 9.00 desta quarta-feira devido à precipitação forte e às rajadas de vento que podiam atingir os 100 quilómetros por hora nas zonas altas.

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Évora, vão continuar sob aviso amarelo devido à precipitação até às 18.00 horas.

Já sete distritos do litoral - Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro - ficam sob aviso amarelo até quinta-feira às 18.00 horas, devido à agitação marítima.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt