Lisboa, Setúbal e Leiria sob aviso laranja devido à agitação marítima
Lisboa, Setúbal e Leiria estão esta quarta-feira sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, segundo o IPMA, que colocou também todos os distritos do continente a amarelo por causa da chuva e vento fortes.
Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão a ser afetados pela depressão Irene com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia de hoje.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja de agitação marítima com ondas de sudoeste com 5 a 5,5 metros para os distritos de Lisboa, Setúbal e Leiria entre as 09:00 e as 15:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 06:00 de quinta-feira.
Os restantes distritos da costa (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Beja e Faro) estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros entre as 09:00 de hoje e as 06:00 de quinta-feira.
De acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional e Marinha Portuguesa, estão fechadas a toda a navegação as barras de Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Portinho da Ericeira, Alvor, Vila Real de Santo António, Lagos, Olhão, Quarteira, Tavira e Vilamoura no continente e Santa Cruz das Flores, Barra do Porto da Casa (ilha do Corvo) e Lajes das Flores.
Estão ainda condicionadas as barras de Aveiro, Figueira da Foz e Portimão.
O IPMA colocou também a costa sul da ilha da Madeira e o Porto Santo estão sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 4 a 5 metros, passando a ondas de oeste.
Em Portugal continental, o IPMA colocou todos os distritos (18) sob aviso amarelo devido à previsão de chuva persistentes e por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e vento com rajadas até 75 quilómetros por hora e até 95 quilómetros por hora nas terras altas até às 18:0 de hoje.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
293 ocorrências
A Proteção Civil registou, entre as 14:00 de terça-feira e as 07:00 desta quarta, 293 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria na Península de Setúbal e Área Metropolitana do Porto, sem causar vítimas ou danos.
"Registámos entre as 14:00 [de terça-feira], hora em que se iniciou o estado de alerta especial da proteção civil, e as 07:00 de hoje 293 ocorrências no âmbito da meteorologia extrema, sendo que as regiões mais afetadas são a Península de Setúbal e a Área Metropolitana do Porto e a tipologia de ocorrência mais frequente é a queda de árvores, inundações e queda de estruturas", disse à Lusa o comandante Miguel Oliveira.
De acordo com o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na Península de Setúbal foram registadas 61 ocorrências e na Área Metropolitana do Porto 46.
"Não há vítimas nem danos graves a registar, nem temos conhecimento de estradas cortadas", disse.