Irregularidades nas promoções dos hiper na mira da ASAE

Consumidores sentem-se enganados com algumas das campanhas

A ASAE e a Deco estão atentas às promoções dos hipermercados. O número de queixas feitas pelos consumidores e estes dois organismo tem levado a um aumento das inspeções e denúncias: a ASAE fez 930 inspeções desde o início do ano; a Deco recebeu dezenas de queixas, avança hoje o Correio da Manhã.

As campanhas "leve 2 pague 1" estão na listas das queixas mais frequentes, com os consumidores a repararem que a promoção não corresponde à verdade ou que os produtos iguais fora dessa promoção até são mais baratos. Outra das queixas tem a ver com os facto de o preço/desconto apresentado não ser refletido na caixa. Há ainda as situações em que os produtos alegadamente em promoção não se encontram disponíveis.

A ASAE realizou, desde janeiro, 930 inspeções relacionadas com este tipo de reclamações e em 17% delas encontrou inconformidades, tendo sido instaurados 159 processos de contraordenação, diz o CM.

Ler mais

Exclusivos

Premium

Brexit

"Não penso que Theresa May seja uma mulher muito confiável"

O diretor do gabinete em Bruxelas do think tank Open Europe afirma ao DN que a União Europeia não deve fechar a porta das negociações com o Reino Unido, mas considera que, para tal, Theresa May precisa de ser "mais clara". Vê a possibilidade de travar o Brexit como algo muito remoto, de "hipóteses muito reduzidas", dependente de muitos fatores difíceis de conjugar.