Imagens de elefante "fumador" intrigam cientistas

O animal foi filmado a expelir uma nuvem de "fumo" pela boca

O vídeo foi realizado por funcionários do Nagarahole National Park, no sul da Índia, e deixou os cientistas perplexos. Num caminho parcialmente queimado do parque foi visto um elefante a levar cinza à boca e depois a expeli-la, como se estivesse a fumar.

Varun Goswami, cientista da Wildlife Conservation Society-India, e biólogo especialista em elefantes, assistiu ao comportamento peculiar do mamífero e está a tentar compreendê-lo.

Uma das explicações é a de que as propriedades medicinais do carvão vegetal atraem os animais selvagens. Embora não tenha valor nutricional, o carvão pode servir como um laxante. Normalmente, os animais consomem-no após um incêndio florestal.

Portanto, o elefante não estaria a "fumar", mas sim a ingerir as cinzas que ficaram na floresta depois do fogo.

Veja o vídeo:

Ler mais

Exclusivos

Premium

Pedro Lains

Compreender Marques Mendes

Em Portugal, há recorrentemente espaço televisivo para políticos no activo comentarem notícias generalistas, uma especificidade no mundo desenvolvido. Trata-se de uma original mistura entre comentário político e espaço noticioso. Foquemos o caso mais saliente dos dias que correm para tentar perceber a razão dessa peculiaridade nacional. A conclusão é que ela não decorre da ignorância das audiências, da falta de especialistas sobre os temas comentados, ou da inexistência de jornalistas capazes. A principal razão é que este tipo de comentário serve acima de tudo uma forma de fazer política.