Aprendizagem ao longo da vida encerra o workshop "Falando da Europa"

O Engenheiro Etelberto Costa, embaixador nacional da Plataforma Europeia de Educação de Adultos (EPALE) foi o orador convidado da última sessão do workshop "Falando da Europa" 2017/18 no Media Lab DN.

O convidado falou com os alunos da Escola Secundária de Cascais sobre a aprendizagem ao longo da vida, da 4ª revolução industrial e das suas consequências para os cidadãos europeus.

À questão "O que está a Europa a fazer por nós?", Etelberto respondeu com uma série de programas europeus, que guiam os jovens de hoje em direção à cidadania do amanhã. Realçou, por exemplo, uma petição pública que pretende reforçar o financiamento do programa Erasmus +.

Depois desta palestra, os estudantes puderam colocar questões ao orador, em duas entrevistas - uma em rádio e outra em vídeo. Os jovens foram assim repórteres interessados em assuntos europeus, conseguindo ainda escrever jornais de quatro páginas, construir primeiras páginas de jornal e fazer um noticiário radiofónico e um videocast.

Além disso, os alunos ainda tiveram tempo de visitar a redação do Diário de Notícias, para aprender um pouco sobre as rotinas vividas neste jornal com mais de 152 anos de histórias.

O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos ativos. Visite o projeto em www.medialab.dn.pt.

Ler mais

Exclusivos

João Almeida Moreira

Premium Segundos, Enéas e minutos

"O senhor vê na televisão o programa político eleitoral do presidente, tudo colorido, todos contentes, artistas milionários, se é essa a sua realidade, então vote neles, PT, PMDB, PSDB, PRTB, qualquer P, sempre estiveram juntos, é falsa a briga deles, agora se o senhor não aguenta mais ver menor abandonado na rua, as drogas, os crimes, tudo o que não presta aumentando, se você quiser expulsar para sempre esses patifes do poder, só existe uma opção, 56, o senhor nunca me viu junto com nenhum deles e comigo o senhor vai ficar livre de todos eles, o meu nome é Enéas 56."