Alunos visitam Media Lab conhecem projetos da União Europeia

O Media Lab voltou a receber Fernanda Fernandes, representante do Espaço Público Europeu - Espaço Europa, para mais uma sessão do workshop "Falando da Europa".

A oradora convidada falou com os alunos da Escola Secundária Emídio Navarro e da Escola Profissional Gustave Eiffel sobre as oportunidades que a União Europeia tem para lhes oferecer, nomeadamente o programa Erasmus +, que cumpriu este mês o seu 30.º aniversário, e o "Corpo Europeu de Solidariedade".

Fernanda Fernandes referiu, entre outras coisas, que o "Corpo Europeu de Solidariedade" tem duas vertentes: uma de voluntariado e outra, profissional, em que os participantes têm um contrato de trabalho e um rendimento fixo.

Depois da palestra, os estudantes puderam ser repórteres especializados em assuntos europeus, entrevistanto a oradora, construindo as suas próprias primeiras páginas de jornal, jornais de quatro páginas, um noticiário radiofónico e um videocast, sempre com notícias relacionadas com a Europa.

Os alunos terminaram o dia com uma visita à redação do Diário de Notícias, onde observaram o ambiente vivido todos os dias pelos profissionais deste jornal centenário.

O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos ativos. Visite o projeto em www.medialab.dn.pt.

Ler mais

João Almeida Moreira

Premium Segundos, Enéas e minutos

"O senhor vê na televisão o programa político eleitoral do presidente, tudo colorido, todos contentes, artistas milionários, se é essa a sua realidade, então vote neles, PT, PMDB, PSDB, PRTB, qualquer P, sempre estiveram juntos, é falsa a briga deles, agora se o senhor não aguenta mais ver menor abandonado na rua, as drogas, os crimes, tudo o que não presta aumentando, se você quiser expulsar para sempre esses patifes do poder, só existe uma opção, 56, o senhor nunca me viu junto com nenhum deles e comigo o senhor vai ficar livre de todos eles, o meu nome é Enéas 56."