Aldeias finalistas já sonham com o aumento do turismo

Distinção de "maravilha de Portugal" vista como oportunidade de desenvolvimento e visibilidade da região. Sistelo e Paderne venceram na categoria das aldeias rurais

O crescimento do turismo e do comércio é a grande ambição de Sistelo, em Arcos de Valdevez, e Paderne, em Albufeira, que ganhou força com o estatuto de finalistas das 7 Maravilhas de Portugal. Estas duas aldeias juntam-se a Santa Clara-a-Velha, em Odemira, e Dornes, em Ferreira do Zêzere, também já apuradas para a gala final, que se realiza a 3 de setembro

O projeto das 7 Maravilhas de Portugal promove as aldeias portuguesas em diversas categorias, e é uma "excelente forma" de aumentar o setor turístico, como sublinha João Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. "Esta chamada de atenção para as aldeias faz com que o interesse das pessoas por estes territórios aumente, o que leva a um crescimento do número de visitas. Esperamos que este reconhecimento permita desenvolver o emprego na região. Pode ser uma oportunidade de fixar os visitantes", comenta João Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Para o autarca, o projeto das 7 Maravilhas de Portugal, que promove as aldeias portuguesas em diversas categorias, poderá também contribuir para travar a desertificação de algumas regiões: "seria muito interessante que os nossos emigrantes encarassem esta distinção como uma oportunidade de regressarem à sua terra, e criarem aqui o seu rendimento".

Dar a conhecer a história das aldeias rurais finalistas é outro dos grandes objetivos da iniciativa. E todas têm algo para contar. Paderne, por exemplo, orgulha-se da sua origem muçulmana, com uma grande muralha do século XI e XII, que se tornou símbolo do local. O castelo de Paderne é um marco nacional por ser um dos sete castelos representados na bandeira de Portugal.

Já Sistelo, localizada próximo do Parque Nacional da Peneda-Gerês, exibe estruturas únicas, como os socalcos que moldam os terrenos e a paisagem, e a misteriosa Casa do Castelo de Sistelo, construída no século XIX e que atualmente é motivo de interesse na região.

Para João Esteves é este passado que as tornam únicas e merecedoras da distinção de "maravilha de Portugal" "Este tipo de iniciativas valoriza o património construído e este modo de vida rural que às vezes parece estar condenado a desaparecer. É uma oportunidade de divulgar estas regiões e de potenciar o desenvolvimento", acrescenta.

A próxima gala decorre domingo, dia 23 de julho, com transmissão na RTP1, às 21.00, a partir da aldeia de Azenhas do Mar, em Sintra. Esta gala elege as duas finalistas na categoria de aldeias de mar. Em concurso estarão as aldeias de Costa Nova (Aveiro), a anfitriã aldeia de Azenhas do Mar (Sintra), Porto Covo (Sines), Zambujeira do Mar (Odemira), Ferragudo (Lagoa), Porto Moniz (Madeira) e Fajã dos Cubres (Açores).

A eleição é feita por chamada telefónica que se inicia às 11.30 de domingo, e só termina durante a gala. A votação final decorre de 27 de agosto a 3 de setembro, dia em que serão conhecidas as sete vencedoras, uma de cada categoria, de entre as 49 aldeias a concurso, numa gala especial que vai decorrer no Piódão

Ler mais

Exclusivos

Premium

Ricardo Paes Mamede

Benefícios fiscais para quê e para quem

São mais de 500 os benefícios fiscais existentes em Portugal. Esta é uma das conclusões do relatório do Grupo de Trabalho para o Estudo dos Benefícios Fiscais (GTEBF), tornado público na semana passada. O número impressiona por uma razão óbvia: um benefício fiscal é uma excepção às regras gerais sobre o pagamento de impostos. Meio milhar de casos soa mais a regra do que a excepção. Mas este é apenas um dos alertas que emergem do documento.

Premium

educação

O que há de fascinante na Matemática que os fez segui-la no ensino superior

Para Henrique e Rafael, os números chegaram antes das letras e, por isso, decidiram que era Matemática que seguiriam na universidade, como alunos do Instituto Superior Técnico de Lisboa. No dia em que milhares de alunos realizam o exame de Matemática A, estes jovens mostram como uma área com tão fracos resultados escolares pode, afinal, ser entusiasmante.