Manifestação pelo direito à habitação, em Lisboa. Estas iniciativas têm-se multiplicado sobretudo nos últimos dois anos, em várias cidades do país
Manifestação pelo direito à habitação, em Lisboa. Estas iniciativas têm-se multiplicado sobretudo nos últimos dois anos, em várias cidades do paísRita Chantre / Global Imagens

Habitação: avaliação sobe 18,1% para 1.911 euros por metro quadrado

Dados do INE mostram que o valor mediano de avaliação bancária na habitação foi de 1.911 euros por metro quadrado em junho, mais 18,1% que no mesmo mês de 2024.
Publicado a
Atualizado a

O INE adianta que o valor mediano de avaliação bancária na habitação de 1.911 euros por metro quadrado em junho é superior em 25 euros ao verificado em maio.

"O número de avaliações bancárias considerado foi cerca de 32,6 mil, o que representa uma descida de 7,5% face ao mês anterior e um aumento de 2,8% em termos homólogos", indica o INE.

Já há duas semanas o DN tinha dado conta que, apesar de ainda não haver dados oficiais, a subida dos preços era notória no mercado, com o índice mensal dos portais imobiliários a operar em Portugal apontavam para um aumento entre 7 % e 8 %.

Com base nestes registos,  Carlos Santos, CEO da Zome admitia que o preço da habitação em Portugal terá avançado cerca de 12 % no primeiro semestre, com as casas usadas a encarecerem 13 % e as novas 10%.

A crise habitacional parece, assim, longe do fim, com os preços a continuar demasiado elevados para a larga maioria dos portugueses que procuram casa para comprar ou mesmo para arrendar.

com Lusa

Manifestação pelo direito à habitação, em Lisboa. Estas iniciativas têm-se multiplicado sobretudo nos últimos dois anos, em várias cidades do país
Preço das casas sobe 12% com oferta a cair 8%

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt