"Grande meteoro" ilumina os céus de Braga
Planetário - Casa da Ciência de Braga / Facebook

"Grande meteoro" ilumina os céus de Braga

Fenómeno foi registado em vídeo pelo Observatório Astronómico de Braga e ocorreu "precisamente no pico da chuva de estrelas denominadas 'Gemínidas'".
Publicado a: 
Atualizado a: 

Um "grande meteoro" iluminou os céus de Braga este fim de semana. O fenómeno foi registado em vídeo pela estação AMS211 do Observatório Astronómico de Braga e ocorreu durante uma "chuva de estrelas denominadas 'Gemínidas'". 

Passavam 27 minutos depois das 23:00 de sábado (14 de dezembro) quando um meteoro de grandes dimensões rasgou os céus da cidade minhota, conforme refere o Planetário - Casa da Ciência de Braga na mensagem que publicou na rede social Facebook.

Um "grande meteoro" que foi avistado "precisamente no pico da chuva de estrelas denominadas Gemínidas”.

"Gemínidas ou Geminídeos são chuvas de meteoros causadas pelo objeto '3200 Faetonte', que se acredita ser um asteroide da família Palas com uma órbita de 'cometa rochoso'. Isto faz das Gemínidas, em conjunto com as Quadrântidas, as duas principais chuvas de meteoros que não se originam de um cometa", segundo explica a Casa da Ciência de Braga. 

É referido ainda que "os meteoros destas chuvas são mais lentos, e podem ser vistos em dezembro, com pico normalmente em torno do dia 13 ou 14". O que acabou por acontecer.

"Acredita-se que a intensidade das Gemínidas esteja a aumentar em cada ano. Nos últimos anos tivemos registos de 120 a 160 meteoros por hora, sob condições ótimas de céu escuro e limpo", revela ainda a Casa da Ciência de Braga, referindo que foi "apenas em 1862" que as Gemínidas foram observadas pela primeira vez.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt