Google acelera IA: Bard em português e Circundar para Pesquisar
A Google expandiu para língua portiguesa as capacidades de Intelgência Artificial (IA) do seu chatbot Bard, equipadas com os mais recentes algoritmos da geração Gemini Pro.
Isto significa que, a partir desta quinta-feira, já é possível utilizar a IA generativa Bard em português, sabendo que as respostas obtidas serão, nos bastidores, potenciadas pelas avançadas capacidades de compreensão, resumo e programação do Gemini Pro.
Esta atualização do Bard para português surge cerca de dois meses depois da introdução da ferramenta em inglês, que se vê agora expandida em mais de 40 idiomas e 230 países e territórios.
O Bard é a resposta da Google ao famoso ChatGPT, da OpenAI, que a Microsoft integra no seu motor de busca Bing.
Pesquisas no telemóvel mudam tudo
Já na quarta-feira à tarde a empresa propriedade da Alphabet lançou ao público o inovador método de pesquisar no smartphone o Circundar para Pesquisar.
Tal como tínhamos antecipado, trata-se de um método que permite lançar o Google no ecrã do telefone, sobre qualquer imagem que esteja a correr no momento, e selecionar qualquer elemenro nela presente. A IA "lê" os dados, reconhece-os -- seja imagem ou texto -- e lança a pesquisa na internet sobre o assunto.
Em uso, o sistema funciona muito bem a nível de reconhecimento do que está no ecrã. Chega a ser surpreendente. O que por vezes deixa a desejar são os resultados da pesquisa: curiosamente, estes, muitas vezes, resultam em menos resultados do que se a mesma for feira isoladamente no motor de busca.
No entanto, a premissa funciona: navegar no telemóvel passa a ser diferente. A facilidade de lançar uma pesquisa sobre qualquer elemento em qualquer momento é, sem dúvida, prático -- e quase viciante.
Só é pena o serviço estar (pelo menos para já) limitado aos Google Pixel 8 e 8 Pro e aos três modelos S24 da Samsung, recém-comercializados.
Resta esperar que a Google cumpra a promessa de expandir o serviço a mais modelos ao longo deste ano.