Good Food Good Loop e Quetebá Grows Healthy são as duas iniciativas portuguesas que conseguiram apurar-se para os dez finalistas do The Healthy Childhood Challenge. Em colaboração com a UNICEF, o objetivo deste desafio global é apenas um: apoiar ideias que promovam a saúde na infância..Com foco no desperdício alimentar e na saúde da comunidade escolar de Quetebá, na cidade guineense de Cacheu, respetivamente, os dois projetos portugueses competem para chegar ao Top3 e receber 100.000 dólares da empresa Novo Nordisk para colocarem em prática as soluções apresentadas..Telma Nogueira, do Laboratório de Nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que promove as duas iniciativas, explicou ao DN a missão destes projetos que prometem levar a inovação nacional além-fronteiras..Como foi o processo até chegar aos 10 finalistas do desafio?.O trabalho que temos vindo a desenvolver junto da comunidade assume-se como uma resposta àquilo que são as necessidades sociais major, que são os desvios e perdas de comportamentos saudáveis nas sociedades ocidentais, e em particular nas crianças. Mais de 25% das crianças até aos 10 anos apresenta excesso de peso. A infância constitui um período chave na construção de estilos de vida saudáveis que evidenciam repercussões na idade adulta. A escola é um local de excelência para intervir em saúde, com vista a resultados a curto e longo prazo nos comportamentos e atitudes de toda a comunidade escolar: crianças, famílias e professores..Chegar aqui resume-se ao sentimento de responsabilidade e missão de cada uma das instituições parceiras e dos membros da equipa, em que se acredita na evidência de que a intervenção comunitária é a base para enfrentar os desafios do século XXI. A OCDE refere que para enfrentarmos os desafios do futuro é necessário sabermos trabalhar em equipa e desenvolver competências socio-emocionais. Quando os municípios, a academia, as ONG"s, as escolas e as empresas trabalham em conjunto, em total integração e cooperação, assumindo em plenitude cada um a sua função, é possível atingirmos este patamar.".Porque foram criados os projetos Good Food Good Loop e Quetebá Grows Healthy? Estas 2 ideias nasceram da nossa experiência no âmbito do Sintra Cresce Saudável, que consiste numa intervenção para a promoção de estilos de vida saudáveis em contexto escolar. O trabalho de avaliação, intervenção e investigação que desempenhamos em conjunto com as escolas evidencia a necessidade de contribuirmos mais para a resolução dos desafios globais. Estes projetos são apenas dois exemplos de respostas. Temos muitas outras ideias que aguardam o momento certo para a sua implementação..O Good Food Good Loop traz-nos uma solução para o combate ao desperdício alimentar no prato que verificamos diariamente nos refeitórios escolares, alicerçado na economia circular e num sistema de recompensas. Já o Quetebá Grows Healthy concretiza a disseminação além-fronteiras da Sintra Cresce Saudável..Em 2021 estas ideias alcançaram o top 30. Este ano, estamos no top 10 mundial e continuamos a trabalhar nelas com a perspetiva de alcançarmos o financiamento que possibilite a concretização destes sonhos. As crianças são o melhor investimento para um futuro realmente melhor..Temos o suporte científico para afirmar que esta forma de abordagem tem um verdadeiro impacto na vida das crianças, contribuindo, para além das melhorias de saúde, para o desenvolvimento de competências socio-emocionais. Este reforço de competências nas crianças e na comunidade escolar é fulcral para a dinâmica, envolvimento e sustentabilidade, essenciais para o desígnio de conseguirmos uma geração mais saudável e feliz..Quais são as medidas definidas pelo Good Food Good Loop para diminuir o desperdício alimentar nas escolas? Iremos investir na literacia alimentar da comunidade escolar, com especial enfoque nas questões da sustentabilidade alimentar, centrais para alcançarmos a Agenda 2030. Além da formação ao pessoal docente e não docente, em função da avaliação de necessidades a materializar, será desenvolvido em cocriação um manual de planos de sessão com atividades práticas a implementar pelos professores no contexto de turma, que responda à flexibilidade curricular e incentive a articulação com os demais conteúdos curriculares. Paralelamente, a comunidade escolar procederá periodicamente à medição do desperdício alimentar no refeitório escolar, de modo a monitorizar o seu desempenho. O objetivo é promovermos a cooperação entre turmas e escolas de modo a combatermos o flagelo do desperdício alimentar. Se considerarmos que habitualmente os alimentos desperdiçados durante o almoço escolar são hortícolas, sopa, fruta e pescado, conseguimos, com uma intervenção desta natureza, simultaneamente promover a Dieta Mediterrânica junto das crianças. As turmas e escolas que apresentarem menores níveis de desperdício alimentar serão recompensadas com sustentos - uma moeda local que permitirá acesso gratuito a produtos saudáveis e sustentáveis em estabelecimentos parceiros locais, a atividades desportivas, como ginásios e piscinas, ou até atividades lúdicas, tais como museus e teatros. Desta forma a circularidade permanece: com o combate ao desperdício alimentar incentivam-se práticas saudáveis e ambiental, cultural e economicamente sustentáveis..Porque escolheram a comunidade escolar de Quetebá para implementar um dos planos de ação? Sintra e Cacheu cumprem o acordo de cidades geminadas e acreditamos que iniciativas como estas são uma oportunidade única de cooperação para potenciar a troca de experiências e informações, no âmbito cultural, desportivo, artístico, económico e educacional. O Quetebá Grows Healthy pretende desenvolver conhecimento e ferramentas, adaptados à realidade local, que permitam promover uma cultura ativa, saudável e sustentável junto das famílias e comunidade escolar, sobretudo dos mais vulneráveis. Em termos práticos, o Quetebá Grows Healthy define três eixos de atuação: o desenvolvimento de uma horta escolar que será utilizada para a agricultura de diversos produtos hortícolas e que pressupõe a capacitação dos locais para práticas agrícolas sustentáveis, contrariando as monoculturas atualmente predominantes; a integração da literacia alimentar no currículo escolar, através da realização de sessões semanais sobre alimentação e nutrição, que reforçam boas práticas; e a promoção da atividade física junto das crianças, com aulas semanais de educação física e investimento na literacia física..Esperamos que na troca possamos trazer para Portugal conhecimento e competências sobre como manter a alegria na comunidade, mesmo em situações de vulnerabilidade e escassez de recursos..Qual é a principal mensagem destes dois projetos? Não desistir e procurar sempre a melhor forma para responder às necessidades da comunidade. Trabalhar em comunidade é isso mesmo. A rede e a equipa são imprescindíveis. Continuaremos a trabalhar ideias e concretizações que respondam às verdadeiras necessidades da comunidade. Com as nossas ações pretendemos servir o bem comum. Continuamos o caminho. Com esperança.".ines.dias@dn.pt