Dezenas de especialistas de IA em Lisboa. Cidade prestes a ser capital do software

Dezenas de especialistas de IA em Lisboa. Cidade prestes a ser capital do software

Depois de Sydney, Austrália, Portugal é o próximo anfitrião da Conferência Internacional de Engenharia de Software, que terá início já a 14 de abril. Esperado número recorde de 1500 participantes de todo o planeta.
Publicado a
Atualizado a

É já daqui a pouco mais de uma semana, entre os dias 14 e 20 de Abril, que irá decorrer, em Lisboa, a 46.º edição da International Conference on Software Engineering ou, na sua designação mais curta, a ICSE2024. A conferência, que terá lugar no Centro Cultural de Belém, é, segundo os seus organizadores, "o evento mundial mais importante na área da Engenharia de Software", e contará com a presença de mais de 1500 participantes provenientes de todo o mundo.

Lisboa sucede, assim, à cidade australiana de Sydney que em 2023 assegurou a organização do evento. Durante uma semana inteira, a capital portuguesa será o centro do mundo da engenharia de software, por onde irão passar algumas das maiores figuras mundiais desta área do conhecimento - peritos e cientistas nas especialidades da investigação e das empresas tecnológicas para discutir a inovação, os desafios e o futuro da engenharia de software com a Inteligência Artificial (IA) no centro da discussão.

Ética, confiabilidade nos sistemas de IA, inclusão, vieses no software, eficiência energética, a IA na Engenharia de Software serão alguns dos muitos temas em debate. Isto é, questões críticas como a Engenharia de Software para sistemas de inteligência artificial, práticas de desenvolvimento de software sustentável, segurança e privacidade em software, e o futuro do trabalho em Engenharia de Software.

A informação acerca das principais keynotes, participantes e responsáveis de tecnológicas que virão a Lisboa está disponível online, na página dedicada da ICSE2024, bem como todas as condições de acesso e participação, programa completo.  

Embora esta seja a 46.ª edição da ICSE formalmente organizada, há 49 anos que a conferência é, sob os auspícios do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e da ACM (Association for Computing Machinery), o principal fórum para investigadores, professores e profissionais da área apresentarem e discutirem as mais recentes inovações, tendências, experiências e temáticas da Engenharia de Software.

“Esta conferência é fundamental para a comunidade de Engenharia de Software, pois não só destaca as mais recentes inovações e pesquisas na área, mas também define as tendências futuras". sublinha Rui Maranhão, general chair da conferência e professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em comunicado enviado ào DN. "Vamos ter uma participação recorde com mais 1500 pessoas inscritas, o que é algo que nos enche de orgulho e de satisfação. Acreditamos que vai ser um sucesso.”

O mesmo documento frisa que "os principais oradores são figuras proeminentes no campo da Engenharia de Software, escolhidos pelas suas contribuições significativas à ciência e à indústria e que estão na vanguarda da pesquisa, inovação ou liderança na área".

Mais, este ano, a ICSE "irá contar com a presença, entre outros, de Carol Smith, Cientista Investigadora Principal da Carnegie Mellon University que irá abordar o tema da ética e confiabilidade nos sistemas de IA e Soumith Chintala – VP / Fellow at Meta AI, o Inventor do PyTorch, as ferramentas (base) onde estão a surgir a maioria dos modelos de inteligência artificial".

Além dos keynote speakers, a conferência irá contar com a presença de algumas das figuras mais destacadas da Engenharia de Software como Bertrand Meyer, académico francês criador da linguagem de programação Eiffel nos Anos 80 e da ideia de design by contract; Luís Cruz , TUDelf (Sustainability & AI), um português radicado na Holanda que se tem dedicado à investigação reconhecida internacionalmente do chamado green software; Alexander Serebrenik, que tem trabalhado na área da engenharia de software e da inclusão, entre outros.

A organização destaca ainda a presença de responsáveis da Google, Meta, Microsoft e Huawei. 

Depois, a ICSE 2024 não será feita apenas de longas sessões plenárias. Diz o comunicado que incluirá também workshops, tutoriais, sessões técnicas sobre investigações de ponta, painéis de discussão sobre questões da indústria, entre outros formatos. Desta forma, proporcionará aos participantes uma visão abrangente das múltiplas facetas da Engenharia de Software, desde a teoria até a prática, e oportunidades para uma aprendizagem profunda e interação entre os pares.

E há sempre os prémios. Todos os anos, a ICSE reconhece e premeia contribuições notáveis na Engenharia de Software, normalmente, avanços na teoria desta área do conhecimento, ou o impacto prático na indústria.

Segundo o comunicado, nesta ICSE2024: "O prémio mais importante do evento é o conceituado Harlan D. Mills Award. Em 2024 o prémio será atribuído a Premkumar Devanbu, Harlan Mills Award em 2024. Na edição deste ano será ainda atribuído um prémio a Margaret Hamilton que foi a Software Lead do Programa Apollo 11."

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt