Depressão Jana traz chuva, vento forte e neve a Portugal Continental. Todos os distritos sob avisos do IPMA
A depressão Jana chega esta sexta-feira a Portugal Continental e traz muita chuva, vento forte e agitação marítima, o que colocou todos os distritos sob avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os 18 distritos estarão sob aviso amarelo devido a “precipitação por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada” esta sexta-feira e sábado. Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo estarão nesta condição entre as 12:00 e as 21:00 desta sexta-feira e as 3:00 e as 9:00 de sábado; Beja e Faro entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira e as 0:00 e as 9:00 de sábado; Évora e Santarém entre as 12:00 e as 18:00 de sexta-feira e as 3:00 e as 9:00 de sábado; Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu entre as 15:00 e as 21:00 de sexta-feira e as 3:00 e as 9:00 de sábado; e Leiria, Lisboa e Setúbal entre as 12:00 e 15:00 de sexta-feira e as 3:00 e as 9:00 de sábado.
Paralelamente, 14 distritos estarão sob aviso amarelo devido ao vento durante vários períodos entre as 9:00 de sexta-feira e as 0:00 de domingo: Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Nos casos de Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga e Viseu, as rajadas do “quadrante sul” poderão mesmo chegar até aos 100 km/h nas terras altas entre as 9:00 e as 18:00 desta sexta-feira.
Já a agitação marítima vai colocar dez distritos sob avisos. Beja, Faro, Lisboa e Setúbal estarão sob aviso amarelo entre as 3:00 desta sexta-feira e as 0:00 de sábado e entre as 21:00 de domingo e as 7:00 de segunda-feira, sendo que, pelo meio, vão estar sob aviso laranja. Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Leiria e Viana do Castelo estarão sob aviso amarelo entre as 15:00 de sexta-feira e as 0:00 de sábado, passando depois a aviso laranja até às 15:00 de domingo, quando retomarem o aviso amarelo. As ondas poderão atingir a altura máxima de 10 metros nos distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Paralelamente, o IPMA emitiu avisos relacionados com a queda de neve para sete distritos. Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estarão sob aviso amarelo entre as 15:00 de sábado e as 19:00 de domingo, enquanto Castelo Branco e Guarda vão estar sob aviso amarelo entre as 18:00 desta sexta-feira e as 21:00 de sábado, passando a estar sob aviso laranja entre as 21:00 de sábado e as 7:00 de segunda-feira.
A “queda de neve acima de 1000/1200 m, com acumulação que poderá superar os 25 cm nos pontos mais altos da Serra da Estrela, e os 15 cm acima de 1400 m”, alerta o IPMA, que indica como impactos prováveis “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados”.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.
Perante estas previsões, a Proteção Civil deixou um alerta para a possibilidade de inundações, cheias e até para a formação de lençóis de água nas estradas. Entre os conselhos dados à população, destacam-se: “Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento e retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”; “garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”; “Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores”; “Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas”; “não praticar atividades relacionadas com o mar”; “adotar uma condução defensiva”; e “não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.
Autoridade Marítima Nacional alerta para agravamento do estado do tempo
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha alertaram esta sexta-feira para a previsão de um "agravamento considerável" das condições meteorológicas e de agitação marítima em Portugal Continental nos próximos dias, apelando ao cuidado da população.
Em comunicado, a Autoridade Marítima avança que as condições meteorológicas apontam para o agravamento do estado do tempo a partir de sábado e até ao final de segunda-feira, nomeadamente agitação marítima e ventos fortes.
Prevê-se ondulação, proveniente do quadrante norte-noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir "os sete metros e uma altura máxima de 13 metros, com um período médio a variar entre os 12 e os 14 segundos".
Além disso, são também esperados ventos provenientes do quadrante noroeste, com uma intensidade média de até 65 km/hora e rajadas até 117 km/hora.
Por estes motivos, as autoridades alertam toda a comunidade marítima e a população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
Assim, as autoridades aconselham o reforço da amarração e uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como que não seja praticada a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha apelam ainda que se evitem os passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, de que são exemplo os molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, evitando ser surpreendido por uma onda.