Criança encaminhada para urgência que estava fechada. Ministra da Saúde diz que foi aberta auditoria interna
A linha SNS 24 encaminhou, no dia de Natal, uma criança para uma urgência que estava fechada e, esta quinta-feira, a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, admitiu que existiu uma falha de comunicação, tendo sido aberta uma auditoria interna.
"Parece ter havido de facto uma falha de comunicação entre o hospital e a linha. Ou seja, quem está na linha a atender e a fazer a triagem tem de saber que aquele hospital já não está a conseguir receber doentes ediátricos, ou emergentes. É muito importante que este mecanismo de comunicação não falhe", disse a governante aos jornalistas no final de uma visita ao Hospital de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, distrito de Setúbal.
A ministra admitiu ainda que poderá ter havido outro caso semelhante pelo que assegura que é importante perceber onde houve falhas para que sejam corrigidas.
Ana Paula Martins disse que falou "com a senhora presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, que já tinha acionado uma auditoria interna para saber exatamente aquilo que se passou".
"Do pouco que sabemos até agora, da auditoria que está a ser feita, terá havido alguns problemas nesta comunicação", entre a linha SNS 24 e o hospital, disse a ministra. "Nem se que seja só um caso tem que nos preocupar", sublinhou.
O caso, avançado pela SIC Notícias, diz respeito ao filho, de cinco anos, de Vanda Almeida, de Torres Vedras. A criança, que estava com febre há três dias, foi observada na unidade de cuidados primários na segunda-feira, mas no dia de Natal os sintomas agravaram-se, com dores de ouvidos e garganta.
Foi então que a mãe ligou para a linha SNS 24. Foi atendida uma hora e meia depois de ter telefonado e a operadora disse-lhe para levar o filho às urgências de pediatria do Hospital de Torres Vedras, que Vanda Almeida já sabia estarem encerradas após ter consultado a página da ULS Oeste. Do outro lado da linha, insistiram que as urgências estariam abertas.
Vanda Almeida decidiu ir para outro hospital, o das Caldas da Rainha, a 40 quilómetros de casa, e à SIC Notícias disse que o filho não foi o único a ser mal encaminhado pela linha SNS 24.
Questionada sobre este caso ocorrido em Torres Vedras, e dos casos de outros utentes em Loures, divulgados pela RTP, de que na manhã de hoje estiveram uma hora a ligar para a linha SNS24 sem sucesso, a ministra assegurou que a auditoria terá uma resposta dentro de pouco tempo.
A ministra da Saúde disse ainda que apesar destes casos "quer deixar uma palavra de confiança" no sistema.
"São milhares e milhares de chamadas e portanto estas situações têm que ser reparadas, mas gostava muito de transmitir à população que não perca, de maneira nenhuma, a confiança no SNS24, porque ele, maioritariamente, está a funcionar muito bem", disse adiantando que nesta altura existe uma sobrecarga da linha destacando ainda o facto de estarem em curso no país 20 projetos da medida "Ligue Antes, Salve Vidas".
*Com Lusa