Jantar foi realizado nesta semana em Lisboa.
Jantar foi realizado nesta semana em Lisboa.Foto: Fábio Pelisson

Cícero Bistrot promoveu jantar sobre democracia e jornalismo

Encontro batizado como “Jantar dos Cravos”.
Publicado a
Atualizado a

Democracia, jornalismo e o 25 de Abril estiveram à mesa do Cícero Bistrot nesta semana, num jantar em celebração dos 50 anos do fim da ditadura. O convidado da noite foi o jornalista Dennis Redmond, antigo correspondente da AP. O americano chegou a Lisboa em 1965, em plena ditadura, e viveu na pele os efeitos de um regime que promovia a censura e restringia os direitos humanos.

Jornalistas e personalidades brasileiras e portuguesas debateram sobre semelhanças e diferenças da ditadura de Salazar e da promovida por militares no Brasil. Para o empresário Paulo Dalla Nora Macedo, sócio do Cícero Bistrot e idealizador do debate, o governo de Jair Bolsonaro no Brasil “estava mais próximo do Salazarismo do que do Médici”, em referência ao conservadorismo nos costumes. Emílio Médici foi um dos generais a comandar a ditadura no Brasil.

O jornalista Dennis esteve nos dois países neste período. No 25 de Abril, já estava a trabalhar no território brasileiro. Quando soube da revolução, pediu aos chefes que o enviassem novamente a Portugal, mas o pedido foi negado. “Tinha ditaduras para cobrir no Brasil e na América Latina”, relembrou o antigo correspondente, que mora atualmente em Portugal.

Dennis Redmont (esquerda) e Paulo Dalla Nora Macedo
Foto: Paulo Alexandrino/Global Imagens

O encontro desta semana foi o 20º evento de debate no Cícero Bistrot. Segundo Paulo, o tema não poderia ser outro, a não ser os 50 anos de democracia em Portugal, com o encontro batizado como “Jantar dos Cravos”. De acordo com o empresário, o objetivo das conversas é traçar um diálogo entre Brasil e Portugal - país que considera essencial na relação dos brasileiros com o restante da Europa. 

Os debates já tiveram a presença tanto de personalidades do Brasil como de Portugal, assim como jornalistas dos dois países. “Quando os convidados são brasileiros convidamos vários jornalistas portugueses para a troca de ideias”, afirma Paulo ao DN. Nas últimas eleições legislativas, o empresário convidou Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos para um debate com jornalistas sobre o tema da xenofobia - mas ambos declinaram do convite e o evento não se concretizou.

Entre os convidados das conversas já realizadas à mesa, estão Luís Faro Ramos, embaixador de Portugal no Brasil, o diplomata português João de Deus, a ex-ministra socialista Ana Catarina Mendes e o investigador brasileiro Christian Lynch. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt