Cibersegurança. Grande conferência do Diário de Notícias é nesta segunda-feira
Ilustração DN

Cibersegurança. Grande conferência do Diário de Notícias é nesta segunda-feira

Estarão presentes, entre outros, a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, António Vitorino, Paulo Portas e Gouveia e Melo.
Publicado a
Atualizado a

O Diário de Notícias, a Ordem dos Economistas e a SEDES organizam, nesta segunda-feira (9 de dezembro), uma Conferência sobre o Novo Regime Jurídico da Cibersegurança em Portugal, que decorrerá no Auditório da Fundação Oriente em Lisboa.

A nova legislação resulta de uma diretiva europeia, a NIS 2, que aperta as regras e a fiscalização às vulnerabilidades de cibersegurança no setor público e privado, atribuindo mais responsabilidades aos mais altos dirigentes das diversas entidades.

Conforme o DN já noticiou, a proposta de lei para a transposição da diretiva, da responsabilidade do gabinete do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, foi aprovada em Conselho de Ministros em outubro e deverá estar ainda em novembro em Consulta Pública, de acordo com o que foi, na altura, anunciado.

Aproveitando essa oportunidade, o DN pretende com esta conferência criar um contexto de debate ao mais alto nível, tendo como ponto de partida o impacto desta nova legislação.

O evento abordará seis temas principais, cada um focado em aspetos cruciais da implementação da Diretiva NIS2 e as suas implicações para organizações e para a economia nacional: Riscos Globais, Diplomacia e Economia; Transformação Organizacional e Gestão de Riscos; Novas Obrigações para Entidades Essenciais e Importantes; Gestão de Riscos e Conformidade; Resposta a Incidentes e Gestão de Crises; Inovação e Oportunidades de Negócio; Cibersoberania em Portugal e na Europa.

“Esta conferência é um marco fundamental na construção do novo Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço, rumo a uma sociedade digital segura, sustentável e resiliente. Vamos reunir líderes políticos e empresariais e especialistas em segurança e defesa para, em conjunto, lançarmos as bases para a discussão pública da proposta de lei anunciada pelo governo”, salienta o curador do evento, João Annes, membro do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES.

“Estamos a entrar numa nova era de responsabilidade digital, que deve enquadrar uma prioridade estratégica para todas as organizações públicas e privadas, de grande ou de pequena dimensão. Esta conferência vai, por isso, abordar os desafios organizacionais e legais que nos aguardam, mas também as oportunidades de inovação e crescimento que surgem quando abraçamos uma cultura de segurança digital robusta e proativa”, acrescenta João Annes.

O DN, em conjunto com a SEDES e com a Ordem dos Economistas endereçou convites a várias entidades e, dado o interesse do tema, obteve no imediato diversas respostas positivas, entre as quais a da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, António Vitorino, Paulo Portas, os diretores do Serviço de Informações de Segurança (SIS), Adélio Neiva da Cruz, da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), Gameiro Marques, o Chefe de Estado-Maior da Armada, Gouveia e Melo, o “ciber-embaixador” Luís Barreira de Sousa, a Embaixadora da Ucrânia, Maryna Mykhailenko, Luís Ribeiro, do Novo Banco, Hélder Rosalino, consultor do Banco de Portugal, Pedro Cupertino de Miranda, da Sonae, Rui Lourenço, da EPAL, e Paulo Martins, da Euronext.

A sessão de boas vindas contará com a presença do diretor do Diário e Notícias, Filipe Alves, da vice-presidente da Sedes, Estela Barbot, e do Bastonário da Ordem dos Economistas, António Mendonça.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt