As temperaturas altas podem atingir praticamente todo o território nacional.
As temperaturas altas podem atingir praticamente todo o território nacional.Foto: Leonardo Negrão

Calor está de volta. Próxima semana terá temperaturas próximas dos 40 graus

Fim de julho e primeira quinzena de agosto vão trazer tempo quente. Zonas do interior serão as mais afetadas, e pode ainda haver ocorrência de trovoadas.
Publicado a
Atualizado a

Depois de dias mais frescos um pouco por todo o país, a próxima semana deverá trazer uma nova vaga de calor, com os termómetros a chegarem perto dos 40 graus em muitas regiões do país. Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas altas podem atingir praticamente todo o território nacional.

Apesar de, como ressalva o IPMA, as previsões a 10 dias terem um grau de fiabilidade mais falível do que as mais aproximadas, a expectativa é que o tempo quente se mantenha pelo menos durante a primeira quinzena de agosto.

Com isto, as regiões do interior, bem como o Vale do Tejo, o Alentejo e o Vale do Douro podem vir a registar temperaturas próximas dos 40 graus, depois de começarem a subir já esta segunda-feira, dia 21 de julho.

Mas não é tudo. De acordo com as previsões meteorológicas, agosto pode ainda trazer trovoadas, devido a algumas diferenças na pressão atmosférica ao longo do dia.

Hidratação, ambientes frescos e evitar exposição ao sol: os conselhos da Direção-Geral da Saúde

Em todas estas vagas de tempo quente, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixa alguns conselhos que devem ser adotados para proteger do calor.

Segundo a organização, é importante manter a hidratação, procurar ambientes frescos e também evitar a exposição direta ao sol nas horas de maior calor.

Os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos ou doentes crónicos, devem merecer uma atenção especial.

Além disso, a DGS recomenda ainda que sejam feitas refeições leves, comendo também com mais frequência. O exercício físico intenso também deve ser evitado, especialmente ao ar livre.

Também se deve evitar a permanência em veículos estacionados ao sol, tendo também uma especial atenção para que os animais não fiquem dentro dos veículos.

As temperaturas altas podem atingir praticamente todo o território nacional.
Portugal continental teve duas ondas de calor em junho
As temperaturas altas podem atingir praticamente todo o território nacional.
Autoridade Marítima deteta "onda de calor marinha" no Algarve. Água já chegou ao 25,1 graus

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt