Pegar em feijões ou amendoins com pauzinhos é uma boa maneira para as pessoas dominarem os pauzinhos mais rapidamente.
Pegar em feijões ou amendoins com pauzinhos é uma boa maneira para as pessoas dominarem os pauzinhos mais rapidamente.D.R. / Macao Daily News

As curiosidades sobre os “pauzinhos”

Os pauzinhos chineses, como a própria designação indica, tiveram origem na China e a sua criação e desenvolvimento estão relacionados com o clima, ingredientes alimentares e estilo de vida neste país. Os pauzinhos não são apenas um talher, fazem também parte da cultura e etiqueta chinesas.
Publicado a
Atualizado a

Sabiam que cerca de 1,8 mil milhões de pessoas em todo o mundo usam  pauzinhos para comer? Isso significa que uma em cada cinco pessoas usa estes talheres. Imaginem: pegar em dois pauzinhos finos e fazer movimentos ágeis dos dedos para apanhar a comida com toda a facilidade! Que engraçado!

Oriundos da China, os pauzinhos têm sido muito populares pelos países asiáticos, como o Japão, a Coreia do Sul, o Vietname e a Tailândia, etc. Segundo alguns académicos, o mundo divide-se em três principais círculos da cultura alimentar consoante os talheres usados, nomeadamente a “cultura dos pauzinhos” na Ásia Oriental, a “cultura de comer à mão” no Médio Oriente, Sul da Ásia e Sudeste Asiático, e a “cultura da faca e garfo” na Europa, Austrália e Américas.

Curiosamente, os três círculos da cultura alimentar coincidem com as regiões influenciadas respetivamente pelas civilizações confucionista, islâmica e cristã.

Qual é a origem dos pauzinhos? Em vários sítios arqueológicos neolíticos da China, foram descobertos uns paus curtos feitos de osso de animais, denominados por alguns arqueólogos como Gu Zhu (pauzinhos de osso), os quais são provavelmente os primeiros pauzinhos. No entanto, durante muito tempo os pauzinhos não eram usados como talheres principais para os chineses antigos, mas sim como utensílios culinários para pegar, mexer e cozinhar os ingredientes.

Antes da Dinastia Han, os chineses comiam geralmente com colheres. Em vez de serem para comer sopa, como hoje, as colheres eram usadas para comer cereais, especialmente o milho (painço): um alimento essencial do norte da China. Os pauzinhos, cuja função é meio utensílio de cozinha, meio talher auxiliar, serviam apenas para pegar nos pedaços dos alimentos da sopa. A sua função só mudou com o aparecimento de um novo tipo de alimento - a massa.

O design dos pauzinhos é adequado para tirar a massa. FOTO: D.R. / Macao Daily News

A partir da Dinastia Han, com a generalização dos moinhos de pedra, as pessoas passaram a conseguir moer os grãos de trigo em farinha e a fazer alimentos como a massa, as tortas no forno e os pãezinhos cozidos a vapor. Em comparação com as colheres, os pauzinhos são obviamente mais fáceis de usar para as pessoas comerem massa, razão pela qual passaram a substituir as colheres e se tornaram os principais talheres dos chineses desde o século I.

Curiosamente, os académicos ocidentais também consideram que o uso dos garfos na Europa é consequência da generalização da massa.

Mas por que razão surgiram os pauzinhos na China? Primeiramente, tal deve-se ao clima e ao ambiente do país. No norte da China, o clima é mais frio no inverno. Por isso, as pessoas necessitavam de alimentos quentes. Alimentos que não podiam ser diretamente pegados com as mãos, pelo que era natural usar talheres, como os pauzinhos.

Além disso, os principais materiais para o fabrico de pauzinhos eram o bambu e a madeira. A China tem vastas áreas de florestas e bambuzais, e era fácil obter estes materiais para produzir pauzinhos a baixo custo.

Por outro lado, a popularização dos pauzinhos influenciou também a culinária chinesa. Por exemplo, nos restaurantes chineses, raramente se vê um bife inteiro ser servido à mesa, nem se utiliza uma faca para o cortar ali mesmo. Porque na cozinha tradicional chinesa, tanto vegetais quanto carnes são geralmente cortados em pedaços do tamanho de uma dentada, facilitando o uso dos pauzinhos para levar a comida à boca.

Em restaurantes chineses, são geralmente disponibilizados dois pares de pauzinhos ao cliente: os de servir ficam à direita e os pessoais à esquerda. FOTO: D.R. / Macao Daily News

É interessante notar que os pauzinhos aparecem sempre em pares, sendo impossível usá-los apenas com um só. O facto está naturalmente ligado ao amor e casamento. Na tradição matrimonial chinesa, um par de pauzinhos vermelhos é colocado no quarto dos recém-casados para lhes desejar que nunca se separarem. E a pronúncia dos pauzinhos em chinês é kuài zi, cujo significado é dar à luz um bebé em breve, o que reflete o auspicioso desejo ao casal.

É útil conhecer algumas etiquetas do uso dos pauzinhos. Por exemplo, não se deve bater com os pauzinhos na mesa ou nas tigelas; é proibido espetar os pauzinhos verticalmente no arroz quando se afastar da mesa; deve-se usar os pauzinhos de servir para tirar comida dos pratos, quando se toma uma refeição com outras pessoas, em vez de usar os seus próprios pauzinhos.

Se tiverem interesse pela cultura chinesa, sintam-se livres para deixar os vossos comentários através do e-mail: contato.cultchina@gmail.com


INICIATIVA DO MACAO DAILY NEWS

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt