Taxistas desmobilizam do Relógio. Próxima ação de luta em Belém
A manifestação dos taxistas que durou todo o dia desta segunda-feira em Lisboa só terminou já depois das duas horas da madrugada, após os dirigentes das associações terem anunciado uma nova ação de luta, para segunda-feira.
Florêncio Almeida disse aos taxistas que ainda bloqueavam a Rotunda do Relógio que a ação policial estaria iminente e prometeu que na segunda-feira se iriam manifestar em Belém, frente à residência oficial do Presidente da República, pedindo uma audiência a Marcelo Rebelo de Sousa.
Foi o fim de um serão que teve alguns momentos de tensão, com vários taxistas numa primeira fase a recusar abandonar o local.
O dia iniciou-se com a concentração de milhares de taxistas em Lisboa, num protesto contra plataformas de transportes de passageiros como a Uber ou a Cabify. O protesto era para chegar à Assembleia da República, mas estacionou na Rotunda do Relógio cerca das 11:00, quando representantes do setor foram chamados para uma reunião com ministro do Ambiente. Às 16:00, no fim desse encontro, infrutífero, os organizadores anunciaram que não arredariam pé do local até que Governo respondesse às suas exigências.
Ainda da parte da manhã, três taxistas foram detidos e um identificado. Dois estarão envolvidos num ataque a um carro da Uber da parte da manhã - estando suspeitos de crime de dano - um por dano numa viatura da polícia e ainda outro por arremesso de material pirotécnico.
Leia o "filme" do dia:
[liveblog:1352736]