Sociedade
30 janeiro 2023 às 19h56

MP acusa bastonária da Ordem dos Enfermeiros de quatro crimes

Procuradora exige que devolução dos 10.631,16 euros que Ana Rita Cavaco terá recebido indevidamente com o que MP afirma ser esquema de falsificação de quilómetros. Bastonária recusa qualquer má prática.

DN

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros está acusada dois crimes de falsificação de documentos e outros dois de peculato devido à criação de um suposto esquema de quilómetros forjados usados para receber um subsídio de função, que não existia na altura dos factos, durante o ano de 2016, avança o semanário Expresso.

A acusação foi entretanto assumida pela própria bastonária, que numa publicação na sua conta oficial no Facebook nega qualquer má prática (ler mais a baixo).

Ana Rita Cavaco está entre os 18 dirigentes, ex-dirigentes e assessores da Ordem acusados pela procuradora Helena Almeida de se terem apropriado de 61.298,92 euros "a que sabiam não ter direito". Só a bastonária terá recebido 10.631,16 euros.

A procurador do DIAP de Lisboa deu como exemplo extremo o do então vice-presidente da Secção Regional dos Açores, Luís Furtado, que segunda contabilidade que apresentou terá efetuado 45 vezes num dia o percurso entre Santo António e Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, num total de 1706 quilómetros e 2945 euros recebidos indevidamente. As duas localidades distam quase 40 quilómetros.

Já Ana Rita Cavaco declarou ter feito as viagens Lisboa - Beja - Lisboa e Figueira da Foz - Lisboa num dia em que apresentou uma fatura de um jantar na Grelha Dom Feijão, em Lisboa, segundo a acusação.

Segundo as conclusões de uma sindicância da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) enviada ao Ministério Público, a bastonária recebeu 3265, 3366 e 3984 euros nos meses de junho, agosto e setembro de 2016, o e que equivale a mais de 400 quilómetros por dia nos meses de junho e agosto e 498 km por dia no mês de setembro.

O "esquema" é confirmado por Graça Machado, que era vice-presidente da Ordem e é simultaneamente assistente e acusada neste processo. "Fico feliz por, sete anos depois, a justiça dar sinais de vida e comprovar que falei sempre a verdade", afirmou, citada pelo Expresso, a dirigente que cumpre uma suspensão de cinco anos decretada pela Ordem dos Enfermeiros que ainda está em recurso nos tribunais superiores.

De acordo com o MP, o esquema terá começado assim que Ana Rita Cavaco foi eleita, no início de 2016, e ter-se-á tratado de um aproveitamento das regras que já existiam na Ordem relativamente a ajudas de custo. No ano seguinte, o procedimento deu lugar ao subsídio de função, que foi aprovado por unanimidade.

As folhas de quilómetros 2017 e 2018 passaram a "refletir um número inferior de quilómetros percorridos", mas há três arguidos acusados de ter continuado a falsificar quilómetros durante esses anos.

Numa reação no Facebook, Ana Rita Cavaco diz que o seu conselho diretivo tem sido, ao longo destes sete anos, "sindicâncias políticas e denúncias anónimas, reportagens difamatórias e uma investigação" em que os seus elementos estavam "indiciados de tudo", e rejeitou as acusações. "Nunca, nunca o fiz. Ao contrário, dei do meu bolso milhares de euros a Enfermeiros individualmente. É meu e faço o que quero com o meu dinheiro", assegurou.

"Passados sete anos de investigações, repito, sete anos de investigações, o MP concluiu que recebi indevidamente 10 mil euros por quilómetros, inclusivamente justificando que estaria fora do País quando o meu bilhete de avião prova o contrário. Tudo o resto foi arquivado. Repito, ARQUIVADO! Para quem andava aí a ladrar que me vestia com o dinheiro da OE", escreveu a bastonária., que garnte ter percorrido os quilómetros que a levaram a receber os tais 10 mil euros.

"MP acusa-me de ter recebido 10 mil euros por quilómetros que acredita que não fiz e fiz! Percorri este país de ponta a ponta, conforme os enfermeiros podem confirmar. Eu sei, melhor que ninguém, que neste país não fica bem ver uma bastonária na rua junto dos seus, mas é onde sempre disse que estaria e irei continuar", acrescentou.

"Se a ideia é vergar-me agora, logo agora a finalizar o segundo mandato daqui a 11 meses, desistam! Eu e a minha equipa estaremos na estrada, a fazer todos os quilómetros que forem precisos para que todas as lutas que travei nos últimos sete anos, pela dignidade dos enfermeiros, não tenham sido em vão. A maçonaria tem muita gente boa mas também muitos merdosos que nos tentaram extorquir dinheiro. O único avental que uso é na cozinha, adoro cozinhar, como o meu pai", concluiu.