Sociedade
09 agosto 2022 às 11h29

Dentistas pedem que se feche a torneira e se poupe água

A Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) apela aos portugueses para que fechem a torneira da água enquanto escovam os dentes.

DN

Numa ação de apoio à situação de seca meteorológica que Portugal enfrenta, a OMD lança a campanha "Feche a torneira enquanto lava os dentes" que visa sensibilizar os portugueses para a necessidade de não desperdiçarem água.

Uma torneira aberta durante dois minutos, o tempo recomendado para a escovagem dos dentes, pode gastar até 24 litros de água. Tendo em conta que a escovagem dos dentes deve ser realizada, pelo menos, duas vezes ao dia, a poupança de água pode chegar por dia e por pessoa aos 48 litros, ou seja, 17.520 litros de água por ano.

Miguel Pavão, bastonário da OMD, considera que "mais do que nunca, poupar água não é apenas uma decisão sustentável, mas um compromisso com a adequada gestão dos recursos naturais. Num momento em que o país está numa situação de seca severa e extrema, a Ordem dos Médicos Dentistas pretende consciencializar a população para a adoção de pequenos hábitos que fazem toda a diferença na hora de poupar água".

A campanha alerta não só para o desperdício de água, mas também para a regra de ouro de uma boa saúde oral: a fórmula 2x2 - lavar os dentes durante dois minutos, pelo menos duas vezes por dia.

Esta campanha, que alia sustentabilidade e literacia em saúde, estará visível na rede nacional de multibanco em todo o país.

Tópicos: OMD, Sociedade, água