Alugar vestidos ou espiar preços: os negócios registados em 30 segundos

Plataforma de aluguer de vestidos de luxo ou espião de preços online são projetos já distinguidos pela associação Acredita Portugal

Tem um projeto que gostaria de implementar? Acha que a ideia tem potencial? Até ao próximo dia 22 pode inscrever-se nos concursos de empreendedorismo da associação Acredita Portugal: Realize o seu sonho e InovPortugal. Estão disponíveis mais de 500 mil euros em prémios e 50 mil em investimento. E a inscrição demora apenas 30 segundos.

Independentemente da idade, formação, experiência ou ideia, qualquer pessoa que queira lançar um projeto empreendedor pode tentar realizar o seu sonho. Filipa Neto e Lara Vidreiro, por exemplo, lançaram-se no aluguer de vestidos de luxo através da internet. Para quem tem projetos inovadores de âmbito global, o ideal é a candidatura ao projeto InovPortugal. Foi o que fizeram Vasco Moreira e outros três engenheiros, que criaram uma funcionalidade que permite seguir os preços dos produtos online. Paula Melo e Fernando Ferreira são outro exemplo de sucesso: desenvolveram um método de diagnóstico precoce de cancro oral.

Em 2015, a associação recebeu 18.700 candidaturas, número que espera ultrapassar este ano. "É um sinal de que há um potencial enorme no País. Os cidadãos portugueses querem fazer, o que falta, muitas vezes, são canais. Nós damos-lhes essa possibilidade", diz Pedro Queiró, CEO da Acredita Portugal.

Quando se candidatam, os potenciais empreendedores aprendem conceitos e técnicas e são sujeitos a avaliações, sendo que os melhores passam a ter mentores que os direcionam. Diz a Acredita Portugal que os concursos podem ser uma rampa de lançamento para o sucesso

Ideia de luxo: alugar vestidos pela internet

Estávamos em 2011. Lara Vidreiro e Filipa Neto queriam um vestido especial para usar numa festa da faculdade. "Bom bom seria se houvesse um site onde pudéssemos escolher um vestido, usá-lo e depois devolver." E foi com esta ideia que se candidataram ao concurso Realize o Seu Sonho.

"Durante três meses reunimo-nos todos os dias para responder aos desafios da Acredita Portugal", recorda Filipa Neto, agora com 25 anos. Levaram "aquilo a sério" e acabaram premiadas com o 2.º lugar. "O prémio era ao nível de serviços: legais, um espaço na Startup Lisboa, acesso a formação." Após o concurso, sentiram que, se contactassem as pessoas certas, iam conseguir o investimento necessário. E assim foi.

"O concurso permitiu estudar melhor a ideia. Foi um ponto de partida e uma mais-valia. Com o prémio, havia qualquer coisa que validava o projeto. Até nos sentíamos mais confiantes para estabelecer contactos", diz a cofundadora. Angariaram meio milhão de euros e criaram uma plataforma de aluguer de vestidos de sonho: Style in a Box. Em 2013 saíram dessa firma e recorrendo ao apoio de outros investidores lançaram a Chic by Choice, hoje uma marca com sucesso fora de Portugal. "O nosso mercado é 70% no Reino Unido, 20% na Alemanha e o resto é dividido pela Europa." Atualmente, a empresa é, segundo Filipa Neto, líder na Europa.

Inovação de seguir preços já está em 14 países

Já reparou no botão "seguir produto" que aparece em algumas lojas online? Aquele que lhe permite receber uma notificação no Facebook ou por email sempre que o artigo desce de preço? A ferramenta Followprice (seguir preço, em português) foi criada por quatro jovens engenheiros portugueses, alguns meses depois de terem ficado em terceiro lugar no concurso "InovPortugal", em 2014.

"A nossa estratégia principal era validar a ideia, porque os jurados eram pessoas com visão crítica, capazes de dizer o que estava bem e o que estava mal no que projetámos", conta Vasco Moreira, 24 anos, cofundador. Serem premiados pela Acredita Portugal foi "um motivo de grande orgulho, satisfação e motivação." Por um lado, houve um "reconhecimento de que a ideia tinha valor" e, por outro, "deu a possibilidade de conhecer muitas pessoas influentes." Além disso, os quatro empreendedores tiveram acesso a uma série de serviços - como advogados e servidores - "que permitiram manter o foco no negócio e fazer o que era realmente importante." É, ainda, de destacar "o apoio continuado e o acesso a mentores." Em fevereiro de 2015, os jovens conseguiram um investimento de 700 mil euros. Têm dez empregados e estão em 14 países. O botão made in Portugal - "visto mil vezes por segundo" - existe em cerca de 150 lojas e contabilizam-se perto de 70 mil utilizadores. Mas não querem ficar por aqui. "Esperamos crescer muito", conclui Vasco.

Novo método de diagnóstico de cancro atrai clientes

Blue Stain é um método inovador para o diagnóstico precoce de cancro oral, premiado na categoria Alta Tecnologa do InovPortugal em 2015. Ainda está em fase de preparação para a entrada no mercado, que deverá acontecer ainda este ano. "Esta inovação torna-se ainda mais importante quando o exame e o próprio resultado se efetuam no tempo de uma consulta", explica Paula Melo, que desenvolveu a ideia, juntamente com o dentista Fernando Ferreira.

Quando viu as candidaturas para o InovPortugal, a investigadora Paula Melo percebeu - e bem - que o Blue Stain se podia enquadrar e ter ali a possibilidade de dar um salto. Até porque se trata de uma forma de "alavancar projetos e empresas." Além do primeiro prémio na categoria, o projeto foi eleito pela Smart Equity para um investimento no valor de 50.000euro euros.

"Trouxe uma grande exposição e notoriedade ao projeto o que atraiu alguns investidores e potenciais clientes", explica a mentora do projeto, que também já recebeu outras distinções. Para já, prepara-se a entrada do Blue Stain no mercado, com aspirações a atingir clientes a nível internacional.

No futuro, a investigadora adianta que vão procurar "continuar a desenvolver soluções de diagnóstico do tipo point of care, com o objetivo de fornecer processos de diagnóstico simplificado, que possam chegar a toda a população com elevados padrões de qualidade."

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