Afonso Bandeira é o melhor investigador português de matemática

Com uma vida ligada à investigação na área da matemática, Afonso Bandeira é o vencedor da primeira edição do Prémio António Aniceto Monteiro - uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Matemática e a Unilabs.

Afonso Bandeira tem apenas 34 anos, mas desde muito cedo que a sua vida é dedicada à Matemática. Natural de São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, é o primeiro vencedor do Prémio António Aniceto Monteiro, que distingue o melhor trabalho de investigação nesta área, homenageando o trabalho daquele ilustre matemático português.

Em conversa com o DN, Afonso diz que foram os vários projetos em que participou durante o ensino secundário que o inspiraram a seguir uma carreira entre números, cálculos e muita investigação. "O que me encaminhou para este caminho foram sobretudo as Olimpíadas Portuguesas da Matemática e o Projeto Delfos - a escola de matemática para jovens em Coimbra", conta.

Mais tarde, uma licenciatura e mestrado em Matemática na Universidade de Coimbra pareceram as escolhas mais acertadas, ao que se seguiu um doutoramento em Matemática Aplicada e Computacional na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos da América. "Foi também mais ou menos nessa altura em que comecei a seguir pela investigação. Já tinha feito em Coimbra, mas foi nos Estados Unidos que tudo mudou", revela.

E não parou por aí. Nos Estados Unidos, Afonso Bandeira chegou a ser professor auxiliar na Universidade de Nova Iorque e esteve um ano no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Mas ao fim de cinco anos, viajou até à Suíça, onde atualmente é professor catedrático no ETH Zurich já há três anos.

O matemático tem desenvolvido investigação na área da matemática da informação, combinando ferramentas de probabilidade, estatística teórica e otimização convexa. "Trabalho muito em matemática ligada às ciências de dados, de um ponto de vista bastante teórico, que envolve probabilidade, estatística, computação teórica e otimização em altas dimensões", explica.

Para já, tenciona permanecer na Suíça. "Do ponto de vista profissional, estou muito estável na Suíça. Tenho o meu grupo e os meus alunos. Já não tenho intenções de sair da universidade onde estou. Gosto muito de ali estar". No entanto, faz questão de visitar Portugal muito frequentemente.

"Nesta carreira estamos sempre em movimento, mas ao fim de um tempo começa a ser difícil não ter tanta estabilidade", reconhece.

Entre Portugal, os Estados Unidos da América e a Suíça, a verdade é que o caminho de Afonso não ficou indiferente para a Sociedade Portuguesa de Matemática e a Unilabs, que em parceria decidiram galardoar o matemático. O júri - André Neves (Universidade de Chicago), Geórgia Benkart (Universidade de Wisconsin), Irene Fonseca (Carnegie Mellon University), Marcelo Viana (IMPA) e Martin Hairer (Imperial College) - tinha apenas uma tarefa: premiar "um(a) matemático(a) de nacionalidade portuguesa e com menos de 40 anos de idade que se tenha distinguido por uma contribuição significativa para o desenvolvimento da disciplina". E assim, Afonso Bandeira foi a personalidade escolhida.

"Receber a notícia que venci este prémio foi uma grande honra. Estou muito feliz. É um sinal de que gostaram do meu trabalho", diz Afonso.

O matemático admite estar especialmente feliz por ter recebido o prémio no âmbito do Encontro Nacional de Matemática, que decorreu no Instituto Politécnico de Tomar. "Depois de tantos eventos virtuais é ótimo ter estado presencialmente com alguns colegas e ver muitos matemáticos portugueses que ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer", frisou.

A primeira edição do Prémio António Aniceto Monteiro foi entregue pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, na quarta-feira (20 de julho). É o primeiro prémio que Afonso Bandeira ganha em Portugal tendo em conta o seu trabalho de investigação. No estrangeiro, foi o vencedor do Smale Prize (2020), "um prémio dado trienalmente pelas fundações de matemática computacional".

ines.dias@dn.pt

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG