Adeus Bard, olá Gemini. Modelo avançado de IA é o novo ponta de lança da Google
A Google aposta tudo no Gemini Advanced, o novo modelo avançado de Inteligência Artificial. Ao ponto de, a partir de agora, o chatbot Bard adotar o nome desta ferramenta.
Assim -- para já apenas nos Estados Unidos e região do Pacífico, com promessa de abertura "em breve" para outras regiões -- quem procurar dialogar com a ferramenta de IA da Google no motor de busca a partir de hoje passará a fazê-lo com diretamente com o Gemini Ultra, desaparecendo a interação intermédia com o Bard.
A mudança visa refletir a total integração do potente modelo nas ferramentas de IA da Google.
Uma mudança que, segundo afirmou Sissie Hsiao, vice presidente e general manager da Google em conferência de imprensa na qual o DN esteve presente, se irá também refletir nas interações nos smatphones.
Nos Android, os utilizadores passarão a ter a opção de escolher o Gemnini como assistente, em lugar do habitual Google Assistant -- é lançada a IA quando se diz "Hey Google" ou carrega continuamente no botão para ligar o telefone, por exemplo.
Para o sistema iOS (iPhones), passará a estar disponível uma app específica Gemini, em que os utilizadores poderão aceder à IA.
O Gemini, apresentado ao público em dezembro, é capaz de entender texto, voz e imagem em contexto e responder com texto generativo, uma capacidade semelhante ao ChatGPT da OpenAI, que a Microsoft usa no Bing e no Co-Pilot.
Diga-se que a Microsoft tem apps para iOS e Andoid que permitem usar as capacidades da sua IA nos telemóveis, já disponíveis na Europa, funcionando em várias línguas incluindo em português.
O atraso do Gemini para o nosso território foi explicado por Sissie Hsiao com o "ambiente regulatório complexo" do União Europeia. "Queremos ter a certeza de que estamos a fazer a opção certa", acrescentou.
Nos países em que as apps funcionam, o novo Gemini promete ser útil ao ponto de, como exemplificou esta responsável da Google, se alguém tiver um pneu do carro furado, poder "tirar uma foto da situação e [o sistema] pesquisa imediatamente o que pode fazer para resolver".
Opção de subscrição
Para os utilizadores mais avançados haverá ainda uma opção de subscrição do Gemini Ultra, que integra os modelos de IA superiores nos serviços Google 1.
Desta forma, a Inteligêngia Artificial fica integrada na suite de programas como Gmail e Docs, de forma a facilitar a produtividade.
Este Gemini Advanced está disponível no plano IA Google One Premium por 21,99€/mês, tendo uma avaliação gratuita de dois meses, sem custos.
Também aqui se encontra um paralelismo com o que a Microsft faz com a suite Office 365 (Word, Excel...), que é paga, e o Co-Pilot (que usa o ChatGPT), que ajuda na produção de conteúdos.