A História de Portugal projetada nas ruínas do Carmo

A História de Portugal projetada nas ruínas do Carmo

Lisbon Under Stars leva o público a uma “viagem” por vários momentos da história portuguesa.
Publicado a
Atualizado a

Por baixo do céu estrelado, e até 13 de julho as ruínas do Carmo, em Lisboa, voltam a transformar-se numa tela tridimensional para o espetáculo Lisbon Under Stars.

Durante 45 minutos são projetados nas antigas ruínas uma viagem imersiva sobre a História de Portugal, passando pela Batalha de Aljubarrota, a época dos Descobrimentos, o terramoto de 1755 e a revolução do 25 de Abril. O espetáculo está dividido em 12 capítulos e com  vários efeitos especiais e a performance de uma equipa de bailarinos. “Todos estes atos implicam um trabalho minucioso de pesquisa, depois de procura de atores, da gravação, para contar uma história”, explicou Sandra Árisa, do atelier Ocubo em conversa com DN.

O novo espetáculo foi, de facto, criado de fundopelo atelier Ocubo. “Há 20 anos que fazemos este tipo de projetos. Esta nova forma de contar a História tem sido bem recebida pelo público. Existem teatros, cinemas e imensos monumentos mas não há um espetáculo como o nosso com esta dimensão. Temos tido sempre uma procura imensa. Por essa razão, tínhamos vontade em criar um espe- táculo único, uma criação de autor, e contribuir para mais uma oferta a quem visita Lisboa”, afirmou.

Foto João Cautela

Narrado pela atriz e apresentadora Catarina Furtado, a banda sonora do espetáculo conta com a participação de artistas como Mariza, Teresa Salgueiro, Luís de Freitas Branco, Salvador Sobral e músicas de Zeca Afonso. Um dos capítulos do espetáculo é unica- mente dedicado a Amália Rodrigues.

“Pedimos ajuda à Catarina Furtado. Sentimos que ela se entregou muito e que realmente gostou de participar no espetáculo”, acrescentou.

A história do local contribuiu para a sua escolha. “É um dos lugares mais icónicos de Lisboa. E enquadra-se na história que estamos a contar.  Passou pelo terremoto de 1755 e foi reconstruído. É um espaço transcendente e carrega histórias”, acrescenta.

O espetáculo foi distinguido com o prémio Gold A’ Design Award na Categoria Cultural, Heritage and Culture Industry Design Category 2018-2019 e obteve o 1.º prémio na Categoria de Melhor Evento Cultural nos prémios Bea World Best Event Awards, que se dedicam a destacar os melhores eventos a nível mundial.

Os preços dos bilhetes variam entre 15 e 20 euros e parte das receitas a reverterem a favor da associação sem fins lucrativos Corações com Coroa, bem como parte dos lucros do espetáculo. 

Outros espetáculos

Em Lisboa, o atelier Ocubo tem  outros três projetos. No Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras: Impressive Monet & Brilliant Klimt, Dalí Cybernetics  e Misterioso Egito.

No Impressive Monet & Brilliant Klimt são projetadas obras dos dois pintores no Reservatório da Mãe d’Água durante 30 minutos. O espetáculo é acompanhado por música clássica, onde as pinturas ganham vida.

Já o Dalí Cybernetics dá a conhecer aos visitantes a vida do pintor surrealista espanhol Salvador Dalí através de 150 das suas obras. Este espetáculo inclui vídeos com entrevistas do pintor, instalações interativas, uma experiência de realidade virtual e projeções de 30 minutos dentro do reservatório.

Por sua vez, o espetáculo Misterioso Egito leva os visitantes à descoberta da antiga civilização durante 30 minutos. No Reservatório da Mãe d’Água são projetadas obras expostas em museus e bibliotecas de diferentes países, incluindo peças do tesouro do Faraó Tutankhamon e a inscrição da Pedra de Roseta.

mariana.goncalves@dn.pt

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt