A festa chega ao Porto. Quem quiser entrar ponha o dedo no ar
A festa do São João está a chegar ao Porto e adivinha-se muita animação para a noite de domingo, com três palcos montados na cidade, onde haverá música popular a condizer com o ambiente, o tradicional fogo-de-artifício, carrosséis, balões e marteladas. Para entrar no espírito, o edifício da Câmara Municipal veste as cores da festa e a fachada estará iluminada.
Fernando Correia Marques nem terá de repetir muitas vezes o refrão da música “Carocha do Amor”, que diz “quem quiser entrar ponha o dedo no ar” porque é certo que todos querem participar desta festa. Ao artista, que está a celebrar 45 anos de carreira, caberá a tarefa de animar a multidão que escolher ir para junto do palco do Largo do Amor de Perdição, a partir das 22h00. Aí, já depois da meia-noite, atuarão também Augusto Canário & Amigos, seguindo-se o set de MC Abreus & DJ Arthur.
No palco dos Jardins do Palácio de Cristal, a noite inicia-se, também às 22h00, com Ana Moura a fazer uma viagem pelo álbum “Casa Guilhermina”, prosseguindo depois com os sons quentes da Orquestra Bamba Social Roda de Samba.
Finalmente, na Casa da Música, a noite arranca com um concerto-tributo a José Pinhal, pelo grupo José Pinhal Post-Mortem Experience, e prossegue com os DJ Hipster Pimba e Pop'lar.
O momento alto da noite, o fogo-de-artificio, vai colorir os céus do Porto e de Vila Nova de Gaia, sobre o rio Douro, durante 16 minutos, fruto de um investimento de 72.900 euros partilhado pelos dois municípios.
Devido às obras do Metro, as zonas de diversão, com carrosséis, farturas e sardinhas, não estarão na Rotunda da Boavista, mas sim espalhadas por três locais até ao fim do mês: Alameda das Fontainhas, Jardim António Calém e Avenida D. Carlos I. Na noite de São João estarão a funcionar até às 6h00.
Já no dia 24, o habitual concerto da Banda Sinfónica Portuguesa na Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal irá decorrer pelas 18h00, sendo a entrada livre.
Antes da grande festa, no sábado, uma novidade. Ou melhor, um regresso. As tradicionais rusgas voltam a ser noturnas e irão apresentar-se no centro da cidade com os seus temas, os seus cânticos e coreografias a partir das 21h00. O evento inicia-se na Rua de Santa Catarina e culmina na Praça do General Humberto Delgado, onde acontecerá um concerto da Lenita Gentil.
Estão também previstos para os próximos três dias vários espetáculos em jardins e praças da cidade promovidos pelas freguesias. Destaque para Quim Barreiros, que atua esta sexta-feira no parque de estacionamento da Casa de Salgueiros, em Paranhos.
Até sábado será possível ver a instalação “Flores de Manjerico”, uma construção em altura do coletivo FAHR 021.3 que representa as bancas de manjericos desta época, composta por 900 plantas que serão distribuídas à população nessa tarde. Até ao fim do mês, o piso superior do Mercado do Bolhão acolhe a Cascata Comunitária de São João.
O lançamento dos típicos balões de São João só será permitido entre as 21:45 de domingo e a 01:00 de segunda-feira, período em que o espaço aéreo estará encerrado por razões de segurança.
As câmaras do Porto e de Vila Nova de Gaia recomendam as pessoas a deixarem o carro em casa ou nas proximidades das redes de transportes públicos e sugere-se que os títulos Andantes necessários para a noite e dia de São João sejam comprados ou carregados antecipadamente.
As limitações à circulação começam já durante a noite de sábado com a montagem do fogo de artificio na ponte Luis I. No domingo, estão previstos condicionamentos à circulação em vários pontos da cidade.
A Metro do Porto vai reforçar a circulação de composições entre as 18h00 de domingo e as 06h00 de segunda (exceto na linha Violeta), mas alerta que devido ao fogo-de-artifício e à concentração de pessoas no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a circulação na Ponte Luís I será interrompida entre as 23h30 e a 1h00.
A Avenida dos Aliados e a Praça Almeida Garrett ficaram esta sexta-feira desimpedidas das obras da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música.