80 anos do Natal dos Hospitais. “É preciso puxar para cima”, diz Marcelo
FOTOS: PAULO SPRANGER

80 anos do Natal dos Hospitais. “É preciso puxar para cima”, diz Marcelo

O programa foi apresentado por  José Carlos Malato e Catarina Furtado no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em Cascais.  No Porto, a emissão ficou a cargo de Sónia Araújo e Jorge Gabriel.
Publicado a
Atualizado a

Há oitenta anos, em plena Segunda Guerra Mundial,  Vasco Santana e Mirita Casimiro apresentavam a primeira edição do Natal dos Hospitais no já extinto Hospital de Arroios, na Praça do Chile, em Lisboa.

A primeira cerimónia, uma organização do DN, tinha o objetivo de levar alegria às pessoas que estavam internadas  nos hospitais e contou com a participação de figuras como Madalena Sotto, Palmira Bastos,  João Villaret. Em 1958, a RTP juntou-se à iniciativa, tornando-se parte da sua programação anual.  

O programa foi apresentado por  José Carlos Malato e Catarina Furtado no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, em Cascais.  No Porto, a emissão ficou a cargo de Sónia Araújo e Jorge Gabriel. O alinhamento conta com artistas como  Toy, Ágata e Mónica Sintra.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que cumprimentou vários doentes e celebrou também o seu 76.º aniversário em palco. “É preciso puxar para cima, para a frente. A esperança, está hoje provado, é essencial na recuperação, na luta pela vida, na luta pela saúde”, incentivou o Presidente, referindo-se ainda ao Natal dos Hospitais como um evento “tradicional”. 

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt