A EDP vai começar a comercializar o redy (veja aqui), um equipamento e serviço para o mercado livre, ou seja, para quem já é cliente da EDP Comercial, e que permite controlar quanto se está a gastar através do telemóvel (smartphone), tablet ou computador. Um produto que pretende captar mais clientes para o mercado liberalizado, mas acima de tudo apostar na segmentação de clientes e na eficiência energética. ."Este equipamento e serviço tem um payback rapidíssimo. Pode trazer poupanças de 10% a 20% consoante o consumo e a proatividade do cliente. Claro que é mais vantajoso para quem consome mais, mas, o nosso objetivo é ter ofertas para todos os tipos de clientes", acrescentou Mexia na apresentação do redy esta manhã..Aliás, segundo Miguel Stilwell, o administrador da empresa com o pelouro do mercado liberalizado, a EDP Comercial, este é "claramente um produto de nicho e não de mass market". .Até porque o equipamento e o serviço não são baratos. Neste momento, o .redy tem um custo de adesão de 99 euros e uma mensalidade de 5,90 euros .com uma fidelização de 12 meses. Além disso, requer uma tomada .específica por cada equipamento que se quer monitorizar - que .custa 35 euros cada uma - e o pacote de adesão traz apenas duas. O pacote traz ainda Há ainda outra opção, que é o redy meter a que se podem ligar dois equipamentos diretamente no quadro elétrico e que custa pouco mais de 30 euros. ."Não estamos a tentar ter o mesmo produto para os dois milhões de clientes. Estamos a deixar para trás o paradigma de que ser tudo igual e que existe com o Serviço Universal, com uma tarifa regulada. É isto que é o mercado livre. Estamos num momento histórico de segmentação de clientes", explicou Miguel Stilwell na mesma ocasião..É por isso que, para já, as expectativas são de conseguir "uns dois a três mil clientes com o redy, dentro do universo de dois milhões de clientes que já temos no mercado livre" e até, "à medida que formos tendo economias de escala" baixar o preço.