Nos últimos seis meses, a . Samsung abriu sete espaços Experience em Portugal e prepara-se para . abrir mais um no Fórum Almada, na próxima semana. A empresa está . tão satisfeita com o resultado que já há filiais da Samsung na . Europa a usarem o conceito português para implementarem espaços . semelhantes noutros países. . "A Samsung . Portugal foi pioneira no lançamento de um espaço tão inovador em . termos de convergência", explica ao Dinheiro Vivo Filipe . Carvalheiro, responsável de Eletrónica de Consumo e Convergência . da filial portuguesa. "Tivemos colegas internacionais relacionados . com esta área que vieram não só de Inglaterra, onde funciona a . sede europeia, como da Coreia", adianta o responsável, indicando . que "muitos países europeus estão a utilizar o nosso espaço no . Colombo como referência para implementarem espaços." . Este espaço na . Worten do Centro Comercial Colombo foi o primeiro e continua a ser o . maior. Cerca de 120 metros quadrados com o que a Samsung considera . ser o melhor da sua tecnologia, num ambiente de convergência. "A . evolução dos produtos e das tecnologias obriga-nos a fazer uma . demonstração diferente ao consumidor, que possa transmitir de forma . simples aquilo que são as capacidades dos produtos e o que se pode . tirar deles", adianta o responsável. . Os espaços Samsung . Experience são vocacionados para produtos premium e essa estratégia . tem dado resultados, até porque a marca não tem qualquer intenção . de abrir lojas próprias, como a Apple ou a Microsoft. "Estes . espaços estão a aumentar o preço de compra médio dos produtos. Os . consumidores, perante estas experiências, disponibilizam-se a passar . a sua intenção de compra para um produto mais evoluído", garante . Filipe Carvalheiro. "Tem melhorado as vendas do segmento premium." . Estes espaços 100% . Samsung já existem em Matosinhos, Lisboa, Guia, Seixal, Guimarães e . Faro.A marca cresceu muito no mercado português nos últimos dois anos, graças à estratégia de produtos móveis. No segundo trimestre de 2012, a Samsung liderava o mercado de telemóveis com 33% de quota.