Revolução nos portáteis: Toshiba é a nova líder do mercado
A Toshiba chegou finalmente à liderança do mercado português de portáteis, depois de um ano muito atípico devido à crise e a desastres naturais que prejudicaram a produção de componentes.
A fabricante vendeu 155 mil portáteis em 2011, com uma aceleração forte das vendas na parte final do ano, o que significa uma quota a rondar os 17%. No total, terão sido vendidos cerca de 900 mil portáteis em 2011, números compilados pelo centro de estudos da Toshiba com recurso aos dados das várias consultoras. A IDC deverá lançar os seus números no próximo mês.
Esta é uma alteração significativa do jogo em relação aos últimos anos. Em 2010, a líder incontestada do mercado foi a asiática Acer, que vendeu 226 mil unidades e atingiu 19,7% de quota. A HP, que liderava o mercado global de computadores, sofreu uma derrocada consistente da quota de mercado. A empresa ainda não recuperou das convulsões internas, que chegou a ponderar a alienação da divisão de sistemas pessoais, incluindo computadores.
Jorge Borges, responsável de marketing da Toshiba Portugal, indica que a ideia é chegar aos 20% de quota de mercado em 2012, mantendo a liderança.
No entanto, não se irá regressar tão
cedo aos volumes de vendas dos últimos anos, que foram muito
impulsionados pelos programas educativos e-escolas e e-escolinhas.
Entre 2007 e 2011, os computadores vendidos nestes programas ascenderam a 1,5 milhões.