É assim que se constrói um Amanhã Melhor

Promover a igualdade de género, minimizar os impactos ambientais e oferecer aos consumidores adultos outras alternativas baseadas na ciência e na inovação. Estes são alguns dos objetivos da BAT, uma empresa cuja jornada de transformação tem a sustentabilidade no seu núcleo.

Em 2023, as organizações trabalham em estreita colaboração com diferentes comunidades para melhorar a forma como operam, e as pessoas estão muito mais preocupadas com o impacto ambiental e social do que consomem. Da mesma forma, as novas gerações de talentos estão a dar cada vez maior importância aos valores das empresas e ao bem-estar individual quando se candidatam ou aceitam um emprego.

Assim, a questão impõe-se: como podem as empresas deixar uma marca positiva no mundo? Consciente das atuais necessidades e exigências da sociedade, e sob o lema de construir Um Amanhã Melhor, a British American Tobacco (BAT), empresa líder mundial em multicategoria, "está numa verdadeira jornada de transformação para reduzir o impacto do seu negócio na saúde", revela Matteo Costa, Responsável de Recursos Humanos da BAT Iberia, em entrevista ao Diário de Notícias. Para cumprir este objetivo, a aposta na inovação tecnológica tem sido essencial, pois tem permitido à empresa evoluir e transformar o seu negócio através do desenvolvimento de uma Nova Categoria de produtos sem combustão.

A ambição da empresa passa por ter 50 milhões de consumidores de Novas Categorias até 2030 e atingir cinco mil milhões de libras em receitas de produtos sem combustão até 2025.

Desta forma, a ambição da empresa passa por ter 50 milhões de consumidores destas novas categorias até 2030 e atingir cinco mil milhões de libras em receitas de produtos sem combustão até 2025. A sustentabilidade ambiental é uma das grandes preocupações da BAT e, por essa razão, a empresa estipulou metas para o futuro: "eliminar o plástico de uso único desnecessário" e "tornar todas as embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025", "alcançar a neutralidade de carbono nas atividades de negócio e na cadeia de valor" até 2050* e "utilizar 100% de eletricidade renovável " em locais de operações até 2030, avança Matteo Costa.

Metas ambiciosas que a organização está focada em alcançar. Mas de pouco vale esse esforço sem primeiro olhar para as pessoas que contribuem todos os dias para o cumprimento da missão da BAT - afinal, são elas a força motriz que está por detrás.

Um caminho feito de dentro para fora

"Na BAT, assumimos diariamente o compromisso de promover um local de trabalho inclusivo e igualitário para todos os nossos colaboradores, através de diferentes estratégias que dão resposta a estes valores", afirma Matteo Costa.

Empregando mais de 52 mil pessoas em todo o mundo das mais diversas nacionalidades, incluindo cientistas, engenheiros, especialistas em Investigação e Desenvolvimento (I&D), toxicólogos e muito mais, a BAT sabe melhor do que ninguém que a diversidade e a inclusão são ativos extremamente valiosos para atingir os seus objetivos. Por isso, aplica dentro de portas a mudança que quer ver lá fora.

"Procuramos estar muito próximos das nossas pessoas, dedicamo-nos constantemente a elas e existe um verdadeiro compromisso e responsabilidade com o objetivo de atrair, envolver e manter os melhores talentos na BAT", garante o Responsável de Recursos Humanos.

Para o conseguir, a empresa criou diversos programas que visam proporcionar um ambiente de apoio para que as pessoas prosperem e alcancem todo o seu potencial. As redes de colaboradores em todos os níveis do Grupo, incluindo as comunidades LGBTIQ+ da B-United, é um dos caminhos. A iniciativa Parents@BAT continua também a conceder uma série de benefícios para apoiar os novos pais. Além disso, "trabalhamos continuamente na consciencialização da diversidade através de datas comemorativas, campanhas e eventos, workshops de formação e outros canais de envolvimento", explica Matteo Costa. A estratégia de Diversidade & Inclusão (D&I) da BAT centra-se ainda em nacionalidades e etnias, tendo-se estabelecido o objetivo de alcançar pelo menos 50% de representação de nacionalidades distintas em todas as principais equipas de liderança.

"Procuramos estar muito próximos das nossas pessoas, ouvindo a sua voz, e existe um verdadeiro compromisso e responsabilidade com o objetivo de atrair, envolver e manter os melhores talentos na BAT." - Matteo Costa

As mulheres também têm sido um ativo importante na família da BAT. Desde 2019, a iniciativa Mulheres STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) tem como foco atrair, desenvolver e manter mais mulheres nas funções de I&D, Operações e Soluções Digitais e de Negócios da BAT. No Reino Unido, a empresa é membro do grupo multissetorial WISE, que fornece ações, conhecimento e ferramentas baseadas em evidência para alcançar o equilíbrio de género na força de trabalho STEM. Em 2022, a BAT assinalou o Dia Internacional da Mulher e das Raparigas na Ciência, celebrando as realizações e conquistas das suas cientistas e dando destaque à sua investigação de classe mundial.

Por outro lado, a BAT pretende alcançar uma organização equilibrada em termos de igualdade de género a nível mundial. "Estamos empenhados em aumentar a proporção de mulheres em equipas de liderança sénior para 40% e em cargos de gestão para 45% até 2025. A representação de mulheres em equipas de liderança sénior foi de 27% em 2021 e, neste momento, as mulheres representam 39% de todos os cargos de gestão globalmente. Estamos no caminho certo para alcançar uma cultura organizacional mais robusta, coesa e igualitária", assegura Matteo Costa.

É precisamente por colocar as pessoas em primeiro lugar e por ter a diversidade e a responsabilidade como elementos-chave do seu ethos que, em janeiro deste ano, a BAT foi distinguida como Global Top Employer, um "reconhecimento que resulta do objetivo da empresa em construir um Amanhã Melhor", remata o Responsável de Recursos Humanos.

* https://sciencebasedtargets.org/business-ambition-for-1-5c/

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG