Proteja o seu perfil no Facebook antes que a pesquisa ataque
É possível que a
pesquisa no gráfico social do Facebook ainda demore algum tempo a
chegar à versão portuguesa, mas a verdade é que a rede social já começou a enviar alertas a todos os utilizadores.
"A Pesquisa no Gráfico Social ajuda as pessoas a encontrar fotos e
outras coisas que partilhaste com elas. Sabe
mais", lê-se no lembrete que começou hoje a aparecer no canto
superior direito das contas no Facebook. O mais provável é que a
maioria das pessoas clique em "cancelar" e não ligue ao aviso. Mas o aconselhável é perder algum tempo a verificar como estão as duas definições de privacidade.
A verdade é que o sistema de privacidade do Facebook se tornou extremamente complexo ao
longo dos últimos anos. Antes as definições eram dicotómicas -
privado/público, aberto/restrito, etc. Agora há uma miríade de
opções e é mais fácil que alguém que não conhece de lado nenhum venha comentar numa foto sua.
O que a pesquisa no gráfico social vai fazer é permitir que uma conjugação de
palavras-chave encontre perfis, fotos e páginas ao estilo de um
motor de busca. Se não quer que o seu perfil apareça quando alguém
pesquisa "fascistas que gostam de cor de rosa" (e acredite que é
possível), faça uma ronda pelo seu perfil e proteja-o de olhares
curiosos. Mesmo que ache que não tem nada a esconder. Porquê? Os
resultados da pesquisa dependem das suas definições de privacidade.
1. Ver como o seu perfil aparece aos outros
Antes de mais, um diagnóstico: clique no cadeado no canto superior direito e vá para "Quem pode ver as minhas coisas?" Aqui, clique em "ver como." Esta funcionalidade vai mostrar-lhe como alguém que não é seu amigo vê o seu perfil. Também pode experimentar colocar o nome de uma pessoa (por exemplo, alguém a quem restringiu certas áreas). Se achar que partilha demais com desconhecidos, vá buscar uma cadeira confortável e comece a fazer alterações.
2. Publicações futuras
Sem sair do menu "Quem pode ver as minhas coisas", defina já a privacidade das publicações futuras. O ideal é tê-las apenas para os amigos, por defeito. Quando quiser publicar coisas publicamente, pode alterar a privacidade para "todos" apenas nesse post.
3. Verificar o que está no registo
É algo semelhante ao registo de chamadas do telemóvel. Se alguém pegar nele, vai saber para quem ligou, que chamadas recebeu, quais atendeu e quais deixou a tocar. Aqui, tem um relatório de tudo o que tem feito na rede social. Comentários, gostos, fotos em que foi identificado, músicas que ouviu... infelizmente, não há volta a dar: terá de ajustar quem pode ver as publicações uma a uma, se quiser que tenham permissões diferentes. Sem não tiver tempo nem paciência, pode simplesmente restringir TODAS as publicações do passado. Esta é uma opção irreversível, e está disponível em "Definições de Privacidade/limitar publicações antigas."
4. Rever
Para deixar de ter surpresas desagradáveis quando alguém o identifica numa foto ou estado menos recomendável, ligue a opção "rever publicações", disponível em "Definições da cronologia e identificações." Aqui, inclusive, pode escolher quem está autorizado a publicar na sua cronologia - ou remover de todo esta opção.
5. Procurar
Nas "Definições e Ferramentas de privacidade" há uma opção a que quase ninguém liga. Esta opção permite que o perfil seja pesquisável em motores de busca como Google ou Bing. Pode ser interessante para quem tem um perfil mais profissional (os promotores e vendedores que o digam), mas talvez não seja tão engraçado para quem quer manter o seu Facebook afastado da vida profissional. Desligue esta opção se for esse o caso.
6. Informações de contacto
A secção "Sobre" contém vários elementos chave, desde a data de nascimento à cidade onde mora, o endereço de email e o telemóvel. E sim, a verdade é que muita gente não se apercebe que as suas informações de contacto estão ali à vista de toda a gente. Vá a esta secção, que tem várias subdivisões, e clique em "editar" em cada uma delas. Aqui poderá alterar quem pode ver as informações - incluindo "apenas eu."
7. Amigos e seguidores
De seguida, também pode clicar na secção "Amigos" e editar (clicando no ícone que parece um lápis) quem pode ver a sua lista de amigos e inclusive de seguidores. Há quem prefira manter estas listas privadas, nem que seja para evitar confusões com ex-namorados.
8. Fotografias
Se tem Facebook há alguns anos, há grandes probabilidades de ter centenas de fotografias, muitas das quais não publicou pessoalmente. Primeiro vá a "Fotos de mim", que são aquelas onde foi identificado por outras pessoas. Pode remover as identificações, mas tem de o fazer uma a uma. O que não pode é eliminar a foto da rede social, ela vai manter-se no perfil de outra pessoa. Nos restantes álbuns, as opções são mistas. As fotos de capa são sempre públicas, por isso escolha bem o pano de fundo do perfil. Alguns álbuns podem ser totalmente escondidos, outros - como as publicações via telemóvel - têm definições variadas, foto a foto.
9. Outras secções
Depois de tratar de tudo isto, ainda pode dar um toque nas secções extra, que encontra em "Mais" à direita no perfil. Pode ocultar algumas secções, se não quiser que as pessoas saibam o seu gosto musical, por exemplo, ou os grupos de que faz parte. Neste caso concreto, verifique com regularidade a lista de grupos de que faz parte. Não é raro que um amigo o adicione a um grupo que criou sem que dê por isso, e sem querer pode fazer parte dos "Amigos da Tourada" ou "Pessoas que odeiam a Espanha." Se isto lhe acontecer, entre no grupo, clique no botão de definições do lado direito (ao lado das Notificações) e escolha "Sair do grupo." O mesmo é válido para os gostos em música, filmes, desporto, etc.
10. Reveja a lista de amigos
Não é simpático "desamigar" pessoas, mas já passámos do período de ingenuidade. No início, aceitava-se o pedido de amizade de toda a gente, incluindo o porteiro do prédio vizinho e a senhora do ginásio. Depois, veio o desagradável: um comentário inapropriado numa foto sua, o excesso de informação por parte de alguém que não conhece bem, o lavar de roupa suja com pessoas que conhece. Dê uma vista de olhos pela lista de amigos e desamigue quem achar que não se encaixa no conjunto de pessoas que quer que tenham acesso às suas publicações. Se a pessoa desamigada reclamar, diga a verdade: optou por manter o Facebook restrito a amigos chegados e família.