Parlamento congratula-se por condenação dos colonatos israelitas
A Assembleia da República aprovou hoje um voto apresentado pelo PCP de congratulação pela condenação feita pelas Nações Unidas aos colonatos israelitas no território da Palestina.
O voto foi aprovado com o voto contra do deputado CDS-PP João Rebelo, a abstenção do PSD, do CDS-PP e do deputado do PS João Soares, e os votos favoráveis de PS, BE, PCP, PEV e PAN.
Através deste voto, o parlamento português "congratula-se com a adoção da resolução 2334 (2016) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que condena a construção e expansão de colonatos israelitas no território da Palestina".
A Assembleia da República condena ainda a "intenção declarada pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de que o Estado de Israel não respeitará esta resolução" e "reafirma a posição do Estado Português favorável à solução de dois Estados, com a criação do Estado da Palestina livre e independente, dentro das fronteiras de 1967 e com capital em Jerusalém Oriental".
O voto reafirma ainda "a exigência do cumprimento das resoluções relevantes das Nações Unidas quanto ao fim da ilegal ocupação da Palestina por parte de Israel e ao respeito dos legítimos direitos do povo palestiniano".