Pelo menos 15 câmaras foram alvos de buscas esta quarta-feira

A operação Tutti Frutti investiga crimes de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido
Publicado a
Atualizado a

As Câmaras Municipais de Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Vila Nova de Gaia, Santa Maria da Feira, Esposende, Vila Nova de Famalicão, Marinha Grande, Golegã, Oeiras, Cascais, Loures, Lisboa, Faro e Ponta Delgada foram algumas das autarquias visitadas pela Polícia Judiciária no âmbito da Operação Tutti Frutti, que foi desencadeada esta quarta-feira, e que incluiu cerca de 70 buscas a câmaras, juntas de freguesia, instalações do PSD e do PS, empresas, escritórios de advogados e domicílios particulares.

De acordo com um comunicado da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, estão sob investigação crimes de corrupção passiva, tráfico de influência, participação económica em negócio e financiamento proibido. Segundo o documento da PGDL as buscas envolveram três juízes de instrução, 12 magistrados do Ministério Público, peritos informáticos e financeiros da Polícia Judiciária, num total de 200 pessoas.

Na investigação, liderada pela secção distrital do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, apurou-se, acrescenta a PGDL, "[...] que um grupo de indivíduos ligados às estruturas de partido político, desenvolveram entre si influências destinadas a alcançar a celebração de contratos públicos, incluindo avenças com pessoas singulares e outras posições estratégicas".

Os municípios em causa, além de Lisboa, Marinha Grande, Cascais, Faro, Ponta Delgada, Barcelos, Póvoa de Lanhoso, Loures e Santa Maria da Feira e as juntas de freguesia do Parque das Nações e do Areeiro (Lisboa) confirmaram até ao final da tarde a presença da PJ, mas a maioria referiu que as operações estão relacionadas com entidades externas.

A investigação incide num período que vai de 2016 até outubro de 2017, mês em que se realizaram as eleições autárquicas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt