Porsche já não é alemã. Agora é 'made in' Eslováquia

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Afinal nem todos os Porsches vão ser made in Germany. O presidente da marca alemã, Matthias Müller, revelou que, após 2016, a próxima geração do SUV Cayenne - um automóvel que representa mais de metade das vendas da Porsche - irá ser totalmente fabricada em Bratislava, na Eslováquia, unidade que produz os grandes SUV do grupo, como o Touareg e Audi Q7.

A decisão resulta de uma organização da produção dentro da Porsche e do grupo Volkswagen. Atualmente grande parte do Cayenne - incluindo a carroçaria - é feita numa unidade em Bratislava , mas a montagem final acontece em Leipzig, na Alemanha.

São muitas as marcas de automóveis que abriram as suas unidades de produção ao exterior para poupar nos custos e estarem mais próximas dos mercados emergentes em forte crescimento. No entanto, a fabricante do icónico Porsche 911 tinha, até agora, resistido a esse tendência, até porque a etiqueta made in Germany sempre foi considerada uma parte essencial da sua identidade corporativa e de marketing.

Mas ainda há quem resista. No ano passado, a Volkswagen gastou 959 milhões de euros para atualizar a sua fábrica de Crewe e conseguir manter modelos Bentley made in Britain, em vez de construir o novo modelo na Eslováquia, o que teria sido mais barato.

A Fiat - proprietária da Maserati, que é concorrente da Porsche - também se comprometeu a investir nas suas fábricaspara garantir que a marca do carro desportivo permanece italiano, apesar das preocupações com os custos. Empresas como a Rolls- Royce e Ferrari fazem da sua identidade nacional a peça central de seu discurso de vendas.

Segundo Matthias Müller, para os clientes o fator decisivo é que todos os veículos Porsche continuarão a ser desenhados e projetados na Alemanha. A acrescentou que, dentro do grupo VW, todos os locais de produção têm os mesmos padrões elevados de qualidade. As vendas da Porsche aumentaram 15% para mais de 162 mil automóveis.

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