Atual deputado deixa vice-presidência da Comissão Executiva para se candidatar ao Conselho Nacional.
Atual deputado deixa vice-presidência da Comissão Executiva para se candidatar ao Conselho Nacional.Foto: Leonardo Negrão

Iniciativa Liberal: Bernardo Blanco promete renovação e diversidade no Conselho Nacional

Lista encabeçada pelo atual deputado conta com candidatos de todos os distritos e muitos estreantes. Mas também com o antigo vice-presidente António Costa Amaral e vários coordenadores de núcleos do partido.
Publicado a
Atualizado a

A Lista F ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal, encabeçada pelo deputado e até agora vice-presidente do partido Bernardo Blanco, assume o compromisso de promover "maior diversidade e renovação", ao mesmo tempo que pretende "representar todo o território", com candidatos provenientes de todos os distritos. Ainda assim, além de contar com António Costa Amaral, que foi vice-presidente de João Cotrim de Figueiredo, inclui nomes como o ex-cabeça de lista por Leiria nas legislativas, Miguel Silvestre, e diversos atuais coordenadores concelhios.

Ao lado de Blanco irão a votos, na Convenção Nacional, que será disputada a 1 e 2 de fevereiro, os coordenadores dos núcleos de Loulé (Bernardo Lopes), de Santa Maria da Feira (Paulo Silva), de Santarém (Afonso Neves), de Setúbal (Susana Bicho) e de Sintra (Miguel Martins). E haverá membros que em 2023 se candidataram por listas diferentes, nomeadamente a que foi encabeçada pelo primeiro presidente da Iniciativa Liberal, Miguel Ferreira da Silva.

Segundo a Lista F, perto de quatro em cada cinco dos seus candidatos concorrem pela primeira vez ao Conselho Nacional, incluindo suplentes nas contas, com uma relação de quatro novos por cada cinco candidatos efetivos. Algo que constitui, segundo os proponentes da lista, "uma forte componente de renovação e aposta no futuro", que inclui desde membros mais novos, como Natacha Santos, do Porto, ou Celso Monteiro, de Coimbra, até pessoas mais velhos, como o CEO da Aptoide, Paulo Trezentos.

A Convenção Nacional da Iniciativa Liberal, que irá decorrer na Área Metropolitana de Lisboa, servirá também para disputar a liderança da Comissão Executiva. Rui Rocha recandidata-se a um segundo mandato, após ter derrotado Carla Castro e José Cardoso - que entretanto se desfiliaram - em 2023. Desta vez conta com a oposição de Rui Malheiro, que sucedeu a Tiago Mayan Gonçalves à frente do movimento Unidos pelo Liberalismo, que congrega a oposição interna.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt