As frases de campanha deste sábado: da "grande dose de ingenuidade" ao "desfile de antiguidades"
"Aquilo que me é dado a avaliar exteriormente, por aquilo que Luís Montenegro diz, é uma grande dose de ingenuidade em relação ao real perigo da extrema-direita."
Rui Tavares, porta-voz do Livre
"Aquilo que a AD tem apresentado são rostos do passado, são respostas do passado, é uma mudança para trás, quando aquilo que nós queremos é uma mudança para a frente. Mudança faz-se aqui, no PS."
Pedro Nuno Santos, secretário-geral do PS
"Cavaco Silva esteve sempre do lado do mau Governo, esteve sempre do lado das decisões erradas, das decisões que castigaram as pessoas. Quem olha para o passado e se lembra dos tempos de governação da direita é disso que se lembra: de retrocesso, de perda de direitos e nós não queremos voltar a esse passado."
Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda
"Quero mesmo lançar daqui um desafio a Luís Montenegro, quero desafiar Luís Montenegro a comprometer-se a aliviar em IRS 100 euros por mês a quem ganha o salário médio em Portugal."
Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal
"Cavaco Silva apelar ao voto na AD é simplesmente o que é normal, ele foi líder do PSD, faz parte do PSD. O que é que se nota cada vez mais? Que PS e PSD são um desfile de antiguidades, não têm nada de novo."
André Ventura, presidente do Chega
"Ninguém na Assembleia da República trabalha as matérias de proteção animal, ambiental, de direitos humanos essenciais e da própria coesão territorial como o PAN tem trabalhado ao longo destes anos e, com um grupo parlamentar, teremos muito mais força para dar voz aos territórios."
Inês Sousa Real, porta-voz do PAN
"Os portugueses têm de estar alertados, que, muitas vezes, estes senhores dos órgãos de informação são tudo menos sérios, porque impedem -- não é todos -- mas eles impedem que a mensagem dos pequenos partidos chegue aos portugueses."
José Manuel Coelho, dirigente do Partido Trabalhista Português (PTP)
"Meu caro Luís [Montenegro], nós não temos medo, o país não vai votar por medo. Eu, pela minha parte, já fiz a minha escolha: eu vou votar AD, espero que votem AD e que no dia 10 lhe possa telefonar a dar os parabéns."
Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto
"Essas campanhas [de PS e PSD] vão de tal forma de bizarria em bizarria que ontem [na sexta-feira] Nuno Melo até apelou à vitória de Pedro Nuno Santos. [...] Ele não se enganou, isto é o que vai na alma deles, eles são as muletas do PS. Isto é a alma da AD."
André Ventura, presidente do Chega
"Já houve um tempo onde nós fizemos isto muitos anos seguidos. Foi de 1985 a 1995. Nós quando olhamos para esse passado não é para o contemplar, nós quando olhamos para esse passado é para nos inspirarmos para aquilo que temos de fazer. Se nós já fomos capazes de o fazer antes, vamos ser capazes de o fazer ainda melhor outra vez."
Luís Montenegro, presidente do PSD
"Isto é uma eleição de 230 deputados e parece que só há oito candidatos. Até agora, só deram importância a oito candidatos. Tenho tudo direitinho e não respeitam o alvará passado pelo povo. Eu sei porquê, porque eu incomodo."
Vitorino Silva, cabeça-de-lista do partido RIR - Reagir Incluir Reciclar - pelo Porto
"Eu sei que o líder do PS adora automóveis de luxo -- agora parece que os esconde -- mas comparar o doutor Nuno Santos com o professor Cavaco Silva é comparar um Ferrari com um calhambeque encostado numa garagem, não se compare."
Luís Filipe Menezes, antigo presidente do PSD
"O PSD e as lideranças históricas do PSD têm de decidir afinal o que é que querem. Se é dizer que foram obrigadas a fazer o que tiveram de fazer durante a 'troika' ou se têm orgulho no que fizeram durante a 'troika', se quiseram ir além da 'troika'."
Rui Tavares, porta-voz do Livre