Bernardo Blanco não será candidato a deputado da Iniciativa Liberal
O deputado da Iniciativa Liberal Bernardo Blanco anunciou nesta segunda-feira que não será candidato nas eleições legislativas de 18 de maio. Num texto publicado nas redes sociais, justifica que "é tempo de continuar a desenvolver a minha empresa e ajudar outras a crescer".
Eleito pela primeira vez deputado em 2022, e tendo sido cabeça de lista pelo círculo de Lisboa nas legislativas de 2024 - depois de ser um dos mais destacados apoiantes de Rui Rocha aquando da disputa da liderança do partido com Carla Castro -, Blanco defende que a Iniciativa Liberal "tem todas as condições para alcançar um grande resultado" a 18 de maio, bastando para tal "demonstrar a competência natural do partido".
Apesar de se afastar da vida parlamentar aos 29 anos, depois de "quase seis anos intensos na Assembleia da República", pois em 2019 integrou o gabinete do então deputado único João Cotrim de Figueiredo, Bernardo Blanco continuará a poder intervir no Conselho Nacional da Iniciativa Liberal. A lista que encabeçou para esse órgão partidário foi a mais votada na Convenção Nacional, realizada em fevereiro, mas Blanco acabou por não se candidatar à presidência, assegurada pelo até então vice-presidente Pedro Ferreira.
"Continuarei a espalhar as ideias liberais. Porque Portugal pode ser muito mais. Até já", termina a mensagem de Blanco, que assumiu também a intenção de "lançar um projeto cívico para a transformação cultural de que o país tanto precisa".