ASAE apreende 4 mil litros de vinho falsificado à venda no mercado

Os inspetores da ASAE recolheram vinhos à venda em espaços comerciais e que, análises laboratoriais, revelaram estarem falsificados. Alguns não eram mais do que líquido com um corante sintético. Aprendeu quatro mil litros

A operação da ASAE demorou as últimas semanas, tendo sido desenvolvida Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal, numa "investigação sobre venda de vinho falsificado ou adulterado".

O produto apreendido estava à venda no mercado e, após análises laboratoriais, concluíram que não estava em condições de ser comercializado. Tinham "defeitos das características analíticas e organoléticas, sendo ainda determinado que alguns produtos teriam «origem não vínica», incluindo a adição de corante sintético", refere um comunicado da autoridade alimentar.

A partir daquela constatação, fiscalizaram o circuito comercial em todo o território nacional, tendo apreendido cerca de quatro mil litros de produto rotulado e apresentado comercialmente como «vinho» (tinto e branco).

A operação insere-se no âmbito de dois inquéritos-crime para investigar produtos vitivinícolas anormais, nomeadamente a sua proveniência, produção e embalamento. Investigação que vai continuar.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG