Os tesouros escondidos de São Pedro do Sul (e arredores)
Situado no coração do país, com uma população de cerca de 16.800 habitantes, o município de São Pedro do Sul tem muito para descobrir. Das termas ao santuário, são 14 as freguesias que o compõem e o estendem por quase 350 quilómetros quadrados. E por haver muito para conhecer, dentro e fora do concelho, tomámos a liberdade de criar um roteiro para dois dias, perfeito para aquele fim de semana especial em casal, com amigos ou em família. Descubra-o na infografia animada abaixo e conheça tudo nos parágrafos que se seguem.
No concelho
As Termas Romanas, que começaram a ser construídas no século I d.C, são o motivo de São Pedro do Sul ser conhecido como a capital do termalismo. São dos complexos termais de origem romana mais importantes e bem conservados do país, tendo tido uso contínuo ao longo de 2000 anos. A também conhecida como Piscina de D. Afonso Henriques foi classificada como Monumento Nacional em 1938.
A cerca de 13 quilómetros, encontra-se o Mosteiro de São Cristóvão de Lafões. Calcula-se que tenha sido fundado em 1123 pelo abade João Cirita, que, com o apoio de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, conseguiu a licença para a sua construção. Depois de ter sido destruído por dois incêndios, foi reconstruído em 1704, mas extinto em maio de 1834. Atualmente o espaço é um turismo de habitação, tendo, em 2010, sido classificado como Monumento de Interesse Público.
A 1.052 metros de altitude, encontra-se o Santuário de São Macário, cujo nome, homónimo da serra em que se situa, honra um jovem que ali se escondeu durante vários anos. Diz a lenda que Macário, um jovem rico filho de um castelão, foi caçar com o pai e, acidentalmente, atingiu o progenitor com uma flecha, provocando a sua morte imediata. Durante vários anos acreditou-se que Macário tinha morrido, mas a verdade é que estava escondido na serra para se penitenciar.
Nos arredores
A dividir os concelhos de São Pedro do Sul e de Arouca encontra-se o Portal do Inferno, um miradouro na Serra da Arada, a 1.000 metros de altitude. Trata-se de uma espécie de "abismo", onde a Estrada Municipal 567 se estreita ao passar por duas encostas íngremes. Devido à sua largura, é um local que requer cautela, sendo por isso aconselhado estacionar mais longe, fazendo o resto do caminho a pé.
Já do lado de Arouca, encontra-se o Radar Meteorológico, também denominado por Pico do Gralheiro. É o mais moderno da rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e no 10.º piso, a 47 metros de altura, tem uma vista panorâmica sobre o Planalto da Freita. Em dias de céu limpo, é possível ver o mar, assim como a Fecha da Mizarela, a maior queda de água de Portugal Continental.
Na freguesia de Carvalhal de Vermilhas, concelho de Vouzela, está a Lagoa da Lapa de Meruje. O seu nome deve-se ao dólmen que se encontra nas suas imediações, e é um espaço convidativo a banhos e onde existe também a possibilidade de fazer stand-up paddle. Guarde a dica para os dias de calor.
Um pouco mais longe de São Pedro do Sul, mas cuja visita faz valer os cerca de 40 minutos de viagem, é o Caramulo Experience Center. Uma oficina e museu com mais de 2.000 metros quadrados, onde se podem observar os mais variados automóveis clássicos. Todas as visitas são diferentes, uma vez que as viaturas estão constantemente a mudar.
No entanto, para visitar todos estes pontos, é necessário que tenha um automóvel capaz de um desempenho exemplo em qualquer tipo de terreno, uma vez que os acessos podem ser desafiantes. Nesse sentido, saiba que um Mercedes-Benz com tecnologia 4Matic é a melhor escolha. O seu sistema de tração integral às quatro rodas garante a maior adesão e performance e faz com que a segurança deixe de ser uma preocupação.