Um apelo ao plurilinguismo nas políticas públicas de Educação, em celebração do Dia Europeu das Línguas

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O plurilinguismo é um trunfo importante num mundo cada vez mais globalizado. Integrar e promover o plurilinguismo nas políticas públicas de Educação não é apenas uma necessidade cultural, mas também um imperativo económico e social. É essencial reconhecer os benefícios que o plurilinguismo traz aos indivíduos e às sociedades.

Todos os estudos demonstram que a aprendizagem de várias línguas melhora as capacidades cognitivas. As crianças plurilingues desenvolvem uma maior capacidade de resolução de problemas e uma maior flexibilidade mental. O manuseamento de diferentes línguas estimula o cérebro, melhorando a concentração, a memória e a criatividade. Ao encorajar o plurilinguismo, damos às comunidades as ferramentas para se destacarem academicamente e na vida quotidiana.

A competência plurilingue e pluricultural favorece a compreensão e o diálogo intercultural. Em sociedades cada vez mais diversificadas, o domínio de várias línguas permite uma melhor compreensão e apreciação das diferentes culturas. Este facto reduz os preconceitos e a discriminação e reforça a coesão social. A integração do plurilinguismo no ensino público ajuda a formar indivíduos globais respeitosos e empáticos, capazes de navegar com facilidade em ambientes multiculturais.

Em termos económicos, a competência plurilingue é uma vantagem considerável. As empresas procuram cada vez mais profissionais capazes de comunicar com parceiros internacionais. As competências linguísticas e culturais abrem oportunidades de carreira e aumentam a empregabilidade. Para os países, o investimento no plurilinguismo reforça a competitividade na cena mundial, facilitando o comércio internacional e as relações diplomáticas.

A competência plurilingue desempenha um papel crucial na preservação do património linguístico e cultural. Muitas línguas estão ameaçadas de extinção e as políticas educativas podem contribuir para as salvaguardar. O ensino de várias línguas, incluindo as das minorias, ajuda a manter a diversidade linguística e cultural. Este facto enriquece não só os indivíduos, mas também a sociedade no seu conjunto, ao valorizar e perpetuar tradições e conhecimentos únicos.

A promoção do plurilinguismo nas políticas educativas contribui para reduzir as desigualdades. As crianças de famílias plurilingues podem manter a sua língua materna enquanto aprendem a língua dominante, o que facilita a sua integração social e educativa. Além disso, o acesso à aprendizagem de várias línguas estrangeiras, ao longo de todo o percurso escolar e independentemente do seu contexto socioeconómico, garante uma educação equitativa e inclusiva. Isto permite que cada criança desenvolva todo o seu potencial.

A integração do plurilinguismo nas políticas públicas de Educação é uma opção estratégica benéfica a longo prazo. Os benefícios cognitivos, sociais, económicos e culturais são incontestáveis. Ao investir no plurilinguismo, estamos a preparar as gerações futuras para serem cidadãos do mundo, capazes de contribuir positivamente para uma sociedade diversificada e interligada. É tempo de reconhecer e valorizar o poder do plurilinguismo nos nossos Sistemas Educativos para construir um futuro próspero e harmonioso.

Martin Pohl, Embaixador da República Checa em Portugal;
Julia Monar, Embaixadora da República Federal da Alemanha em Portugal;
Martine Schommer, Embaixadora do Luxemburgo em Portugal;
Hélène Farnaud-Defromont, Embaixadora da República Francesa em Portugal;
Vassilis Papadopoulos, Embaixador da Grécia em Portugal;
Lars Steen Nielsen, Embaixador da Dinamarca em Portugal;
Juan Fernández Trigo, Embaixador de Espanha em Portugal; 
Dorota Barys, Encarregada de Negócios a.i. da República da Polónia em Portugal;

Jana Binder, Diretora do Goethe-Institut em Portugal;
Dominique Depriester, Diretor do Institut Français em Portugal;
Richard Bueno Hudson, Diretor do Instituto Cervantes em Portugal;
Stefano Scaramuzzino, Diretor do Istituto Italiano di Cultura de Lisboa;
Dinu Gîndu, Diretor do Instituto Cultural Romeno em Lisboa.

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