Três séculos de economia portuguesa

Publicado a

Quis a vontade e o saber de cinco autores e a determinação de um editor que uma obra notável pudesse ver a luz do dia.

Pelo meio, as vontades da Fundação Manuel António da Mota (FMAM) e da Mota Gestão de Participações, SA e o brilhantismo do Doutor Valente de Oliveira deram à obra o seu contributo para que possa alcançar a dimensão que os trabalhos nela contidos merecem e que aos portugueses podem dar um sentido ímpar.

Cinco distintos economistas entenderam estudar a economia portuguesa desde o Marquês de Pombal até aos nossos dias (três séculos) e, para além disso, dão-nos uma visão prospectiva para este século XXI de que já consumimos o primeiro quartel.

A publicação de cinco estudos que cobrem o que Três Séculos de Economia Portuguesa. Nestes “Três Séculos” estuda-se o que poderíamos chamar os cinco planos de fomento da economia portuguesa – do Marquês de Pombal aos nossos dias.

Cinco distintos autores, os economistas, José António Cortez, Fernando Ribeiro Mendes, Hugo Gonzalez de Oliveira, António Manzoni e José Manuel Félix Ribeiro, desenvolveram a tarefa que se concretiza neste monumental projecto, um projecto que está muito além da espuma dos dias.

Os autores e a Guerra e Paz, uma prestigiada editora portuguesa, desenvolveram um ambicioso e inovador caminho que permitiu a sua edição.

E será assim que, até Outubro próximo, estarão à disposição dos leitores os cinco volumes da obra.

O primeiro livro tem por título Portugal na Revolução Comercial do Século XVIII: As reformas e as políticas pombalinas e o autor é José António Cortez.

O segundo livro tem por título Portugal e o Século XIX: Um século perdido ou o século possível? e é da autoria de Fernando Ribeiro Mendes e Hugo Gonzalez de Oliveira.

O terceiro livro, O Estado Novo: Da autarcia à internacionalização da economia, é da autoria de José Félix Ribeiro.

O quarto livro é da autoria de António Manzoni e José Félix Ribeiro e tem por título A Grande Transição da Economia Portuguesa: Do Império para a União Europeia.

O quinto livro é dos mesmos autores: António Manzoni e José Félix Ribeiro: O Século XXI: Portugal e as suas circunstâncias.

Obras fundamentais para compreender Portugal, prefaciadas por um dos portugueses mais notáveis do nosso tempo, e que melhor conhece Portugal e os portugueses, o Doutor Valente de Oliveira. Diz o Doutor Valente de Oliveira, no marcante prefácio, que os portugueses deverão ser mais sabedores, mais organizados, mais inovadores, mais empreendedores e menos confiantes no improviso…

Diria, honrando os ensinamentos deste cidadão único, que (i) deveríamos todos ser mais trabalhadores e mais capazes de devolver aos portugueses a esperança num Portugal de excelência e (ii) capazes de recuperar as capacidades que nos séculos XV e XVI nos deram a liderança mundial da modernidade.

Obras que é obrigatório ler para nos conhecermos melhor e para sabermos para onde queremos ir.

Advogado e gestor

Diário de Notícias
www.dn.pt