Porque é que a Saúde mental é FundaMental?
Porque é que a Saúde mental é fundamental? A resposta a esta pergunta poderia ser, numa forma breve, porque cuidar da saúde é essencial para o nosso bem-estar.
Mas, procurando olhar mais fundo, gostava de acrescentar o seguinte: a falta de saúde mental, ou se preferirmos, as doenças de saúde mental são, hoje, na sua maioria, sequelas do mundo desenvolvido. Porquê? Porque, salvo melhor opinião, me parece que o mundo de hoje, o mundo desenvolvido, acelerou vertiginosamente e a uma velocidade superior à capacidade humana de a ela se adaptar.
Somos, assim, todos, potenciais vítimas da correria, do stress do multitasking em que nos envolvemos e para os quais não estamos preparados para responder colocando-nos em stress permanente.
Não sendo um assunto novo, diria que a sua generalização é um assunto recente. É por isso que nos parece “FundaMental” falar, refletir, sobre saúde mental.
Importa dizer que o mundo desenvolvido nos empurra cada vez mais para o mundo digital e afasta-nos de nós próprios, afasta-nos de uma consciência do eu, da capacidade de nos conhecermos e de nos cuidarmos. Tira-nos tempo de qualidade para nos relacionarmos com os outros, por vezes até mesmo com os da nossa família com quem partilhamos casa. Tira-nos tempo para ter tempo para nós, para desfrutar da natureza, para ouvirmos o silêncio, para nos ouvirmos a nós próprios, para conversar na primeira pessoa connosco próprios.
Falar de saúde mental é, também, um alerta para despertar consciências para o mal que o digital e o modo como vivemos e trabalhamos causa à nossa saúde. Falar de saúde mental é, ainda, consciencializar todos que o eu só cumpre a sua missão na medida em que estiver capaz de ser útil e de ser eficiente no cumprimento dessa mesma missão.
Por tudo isto e porque o Centro Paroquial do Estoril, na sua diversidade de serviço aos outros, tem constatado o sofrimento de tantos com problemas de saúde mental, considerou absolutamente prioritário trabalhar este tema de forma a ajudar todos aqueles com quem estamos e a quem queremos ajudar.
Foi assim que surgiu o “FundaMental – Jornadas da Saúde Mental”, foi assim que se confirmou o sucesso da primeira edição que nos motivou a dar sequência para a edição deste ano, que terá lugar a 26 de outubro no Auditório Senhora da Boa Nova, em Cascais.
A saúde mental é um bem colectivo, é um bem de todos e, como tal, todos somos chamados a contribuir para que ela seja uma conquista de todos.
Convidamos todos a participar nesta grande conferência do “FundaMental”.
Pode ter mais informações na nossa página de Instagram (fundamental.jsm) e no site www.cpestoril.pt/fundamental.
Venha debater connosco.