Apple mostra tudo o que o Facebook usa para o seguir. É mesmo assustador
Lançado na segunda-feira, o iOS 14.3, o sistema operativo da Apple para iPhones e iPads mostra agora todos os acessos a dados que as apps usam. O resultado, no caso da Facebook, é no mínimo arrepiante.
Porque acredito que a listagem fala por si -- mesmo que não seja fluente em inglês, por favor caro leitor olhe com atenção -- e com os maiores agradecimentos ao site Mashable.com, opto por colocar simplesmente as capturas de ecrã.
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-57f25898-c657-435d-8ea7-6b61a0e91b21.png
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-e4c6b088-202e-4964-bd12-dfad286f4b7b.png
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-433344b8-1f01-4ed5-a01f-fa94c7d14839.png
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-3bb746cc-1baf-4fcf-a9ef-6d77c9d2d653.png
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-17ee7c05-3eee-4636-ab0e-8537dc5ab028.png
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-83713daa-b1c5-47af-955b-63ad3953932f.png
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-0405b9b6-9e7c-43ae-8313-d21e9cdc5887.png
ImagensimagemDN\\2020\\12\ g-e39d8fae-3c8b-46c3-bb52-b936629d0dc3.png
Se depois disto conseguir continuar a utilizar o Facebook com a mesma paz de espírito, dou-lhe os parabéns...
A rede social de Mark Zuckerberg resolveu responder com um anúncio... na imprensa tradicional. Mandou publicar uma página em jornais como o New York Times ou o Washington Post, com o seguinte texto:
Traduzindo:
Fazemos frente à Apple em defesa das pequenas empresas em todo o lado
No Facebook, as pequenas empresas estão no centro do nosso negócio. Mais de 10 milhões de empresas usam mensalmente as nossas ferramentas de publicidade para encontrarem novos clientes e empregados e para se envolverem nas suas comunidades locais.
Muitos são os que, nas pequenas comunidades de negócios, têm confessado estarem preocupados com a atualização de software forçada por parte da Apple, que vai limitar a capacidade das empresas para publicarem anúncios personalizados e alcançarem eficazmente os seus clientes.
44% das pequenas e médias empresas iniciaram ou aumentaram a utilização de anúncios personalizados nas redes sociais durante a pandemia, de acordo com um estudo recente da Deloitte. Os dados do Facebook demonstram que, sem anúncios personalizados, a típica pequena empresa anunciante irá assistir a um corte de mais de 60% das suas vendas por cada dólar gasto.
Embora a limitação da forma como podem ser usados os anúncios personalizados produza, de facto, impactos nas empresas de maiores dimensões, como nós, estas alterações serão devastadoras para as pequenas empresas, acrescentando-se aos muitos problemas que estas já enfrentam no atual momento.
As pequenas empresas merecem ser ouvidas.
Nós escutamos as vossas preocupações e estamos ao vosso lado.
E de um dia para o outro descobrimos que afinal uma das missões do Facebook é ajudar as pequenas empresas. Uau!
Passei todos estes anos enganado, sr. Zuckerberg. Ia mesmo jurar que o tinha, um dia, ouvido dizer que só queria ajudar-me a encontrar velhos amigos e outras pessoas com os mesmos interesses do que eu...
Afinal terei ouvido mal com certeza.