Habitar Cascais - o passado, o presente e o futuro da habitação

Publicado a
Atualizado a

A crise da habitação tem sido, nos últimos anos, um dos temas mais centrais das preocupações dos portugueses, principalmente daqueles que residem nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
Nesse sentido, Cascais tem dado uma resposta cabal, que ascende os 350M€, na criação de habitação digna e a preços acessíveis. Um trabalho de futuro que pode ser visto na exposição que está agora patente junto à Marina de Cascais.

A exposição Habitar Cascais propõe uma jornada profunda pela história recente e pelo futuro da habitação em Cascais, tendo como ponto de partida o Programa Especial de Realojamento (PER), lançado nos anos 90. Iniciado com o objetivo de realocar populações em situações de habitação precária. O PER representou um momento crucial na organização do espaço urbano e no desenvolvimento social de Cascais. A exposição leva o visitante a refletir sobre este momento e seus desdobramentos, passando pelas transformações urbanísticas que desde então têm moldado o cenário habitacional do concelho.

A exposição não se limita à dimensão histórica. A Habitar Cascais expõe as novas exigências habitacionais de um concelho que se tornou símbolo de qualidade de vida e que, por isso mesmo, atrai um fluxo constante de novos moradores, turistas e investidores. Cascais enfrenta hoje desafios como a especulação imobiliária, o aumento do custo de vida e a necessidade de habitação acessível para a população residente. Nos vários painéis informativos, o público perceberá, de uma forma mais visual, a dimensão do projeto global que está a ser implementado, onde a sustentabilidade está no centro das prioridades, com soluções que incluem edifícios com eficiência energética, uso de materiais ecológicos e desenvolvimento de espaços verdes integrados, de modo a garantir qualidade de vida sem comprometer o meio ambiente.

A exposição propõe, também, uma reflexão sobre como Cascais, mas não só, pode responder aos desafios contemporâneos de forma eficiente e inclusiva. Com a participação de especialistas, serão criadas sessões debates e workshops onde poderão ser apresentados projetos inovadores e ideias arrojadas que visam preservar a autenticidade das cidades, enquanto dão resposta às necessidades atuais dos seus habitantes.

No final da visita pode ter uma experiência interativa, através da plataforma do GeoCascais, e consultar os projetos de habitação com uma visão 3D de como estes vão ficar no local, bem como muitas mais funcionalidades que deixo para descobrirem.
Deixo, por isso, o convite para que, até ao final do mês de abril, possa fazer-nos uma visita.

Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt