Escrever o sol
No ano em que se celebram 60 anos da Poesia - 61, cadernos publicados em Faro, por Casimiro de Brito, Fiama Hasse Pais Brandão, Gastão Cruz, Luiza Neto Jorge e Maria Teresa Horta, com ilustração de Manuel Baptista, tive o gosto de invocar o facto nos Anais do Município de Faro, que acabam de sair, através da publicação de uma carta inédita de Gastão Cruz a Fiama sobre a feitura dessa preciosidade bibliográfica que reúne as cinco plaquetes da Poesia - 61, oferecidas há dias generosamente por João Nuno Cruz, filho dos dois protagonistas da carta agora vinda a lume, à Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, no dia de um sol tímido em que lançámos os Anais. Foi um momento memorável, com a apresentação de António Branco, antigo reitor da Universidade do Algarve, no qual sentimos connosco o espírito da poesia e de uma iniciativa cultural pioneira, pela qual os jovens de há 60 anos, sem criar um movimento, puseram em comum, e por caminhos diferentes, um modo de agitar ideias à semelhança de Orpheu, porque a cultura nunca se repete, sempre se renova. O número dos Anais insere ainda uma sentida invocação de Lídia Jorge em memória de Maria Aliete Galhoz, com episódios pitorescos, uma deliciosa lembrança da cidade de Faro de antigamente, de Teresa Rita Lopes, ou um testemunho de Carminda Cavaco, ilustre geógrafa, sobre o turismo mediterrânico.
Não é, porém, essencialmente sobre esse número dos Anais que trago o tema, mas para lembrar o poeta António Ramos Rosa (1924-2013), há dias recordado no belo documentário Estou Vivo e Escrevo o Sol, de Diana Andringa, na RTP 2. Graças a sua filha Maria Filipe, foi possível inserir no pórtico dos Anais um inédito, que é especialmente tocante, pelo que significa de testemunho de um escritor incansável a falar do ato criador - poeta que tanto inspirou os jovens de Poesia - 61. Pode dizer-se que Ramos Rosa exerceu uma forte e serena influência, que vem dos tempos em que foi um dos fundadores da revista Árvore (1951-1953), com Luís Amaro e José Terra, ou em que animou os Cadernos do Meio-Dia (1958-60), proibidos pela censura. Lia Viegas lembrou, aliás, a serena mas inquebrantável defesa da liberdade e o mal-estar causado por um poeta insubmisso. E Casimiro de Brito, que publicou em 1958 O Grito Claro, primeira reunião de poemas em livro, José Manuel Tengarrinha, João Rui de Sousa, José Bento, Egito Gonçalves e Gastão Cruz recordaram o inconformismo do poeta, que deixou as obrigações de manga de alpaca, preferindo gozar o sol, ler, traduzir e dar explicações de francês. Ouvimos, com Luís Lucas, "O funcionário cansado" e lembrámos o "Boi da paciência". Albano Martins recorda "Não posso adiar o amor para outro século". O inédito agora revelado é datável da primeira metade dos anos 1990, época em que o poeta passava os textos à máquina na sua casa do Campo Pequeno. Ramos Rosa mudou-se depois para a residência Faria Mantero no Restelo, onde continuou sempre a escrever, mas à mão.
O poeta fala-nos da sua oficina e de como funcionavam para ele as mãos ou o martelo e o escopro. O artista distingue-se assim por preferir "a perfeição do imperfeito", em lugar da "saturação redonda da beleza". Aproxima-se da vida, como consciência dos limites, como força de compreender aquilo a que não chegamos, não desistindo de nos aproximar. O melhor é ler: "O poema é uma estátua / inacabável / O seu volume aumenta / sob um véu de penumbra / e ao mesmo tempo diminui / porque o poeta trunca / aqui um braço ali um seio / que ele próprio modelou / É que ele prefere / a perfeição do imperfeito / à saturação da redonda beleza / e assim o poema anima-se / com o dinamismo do inacabado / na plenitude do inacessível".
Administrador executivo da Fundação Calouste Gulbenkian