Carros chineses conquistam Ocidente

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É absolutamente impressionante como a China se transformou num potentado da produção automóvel eletrificada capaz de concorrer com o Ocidente. Se antes o setor chinês vivia de cópias de veículos que dificilmente alcançavam homologação na Europa, hoje tudo mudou. A indústria chinesa é, como sabemos, das mais rápidas do mundo a fazer o shift na inovação. Isso tem ajudado bastante no desenvolvimento de novas tecnologias associadas às baterias, assente no desafio de encontrar matérias-primas substitutas do lítio e de trazer maior  autonomia para viagens mais longas. Mas também tem contribuído para o desenvolvimento de funcionalidades como a conectividade e a condução autónoma, com o grande enfoque na comunicação entre o veículo e a estrada. Esta é uma nova era da produção automóvel chinesa.

Com o mercado global das vendas de carros elétricos a aumentar de 4% em 2020 para os 14% dois anos depois e com as projeções a apontarem para que este ano chegue aos 18%, o consumo interno chinês já é dominante, absorvendo 60% das vendas - seguem-se a Europa e os EUA. No quarto trimestre do ano passado, pela primeira vez a Tesla perdeu a liderança nas vendas globais de veículos elétricos para a chinesa BYD, apesar da aposta na descida dos preços da marca norte-americana. No início deste ano, quando foram conhecidos os números, Elon Musk, CEO da Tesla, reagiu dizendo que as construtoras chinesas são as “mais competitivas do mundo” e que terão um “sucesso significativo fora da China”.

É precisamente a isso que temos vindo a assistir em tão pouco tempo. E Portugal também é exemplo disso. Faz este mês um ano que a BYD vendeu o seu primeiro carro no mercado nacional e rapidamente se está a impor. No acumulado de janeiro a abril deste ano, à frente da Audi, Volkswagen, Opel, Renault, a BYD já se tornou na 7.ª marca preferida dos portugueses nos carros elétricos, a somar vendas de 582 novas unidades, segundo dados divulgados esta sexta-feira pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). A liderança ainda é da Tesla, que com grande distância vendeu 3339 carros no mesmo período. Mas o destaque da marca chinesa acontece em toda a linha. À semelhança de muitos outros países, a contribuir para o crescimento das vendas em Portugal está também a opinião dos especialistas no mundo automóvel. O BYD Seal foi o grande vencedor da edição de 2024 do Carro do Ano em Portugal, acumulando também o prémio de Elétrico do Ano 2024 - o que é de invejar.

A tendência  desta marca chinesa, e de muitas outras à boleia da sua progressão no mercado ocidental, será de crescimento sustentado e em novos valores de marca. À conquista da Europa, a BYD vai ser a primeira marca chinesa a instalar uma fábrica no Velho Continente, localizada em Szeged, no Sul da Hungria. E não só entra com uma fábrica que em 2027 vai servir o mercado europeu como assume valores ambientais importantes para a Europa, promovendo a transição elétrica através da iniciativa Cool the Earth 1 (Arrefecer a Terra 1). Inaugura-se assim também uma nova era de comunicação, que valoriza a transição verde na conquista chinesa do mercado ocidental.

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