A pegada de carbono dos veículos elétricos

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Apesar de não expelirem gases com efeito de estufa (GEE), os veículos elétricos (EV) têm uma pegada de carbono. Devido aos materiais utilizados (como alumínio e aço de alta resistência) e aos processos envolvidos (que consomem muita energia), no fabrico de um EV existe pegada de carbono, sendo esta similar à da produção de veículos com motor de injeção (ICE) - c. 9-10 toneladas equivalentes de CO2 (tCO2e)/veículo - excluindo as baterias elétricas em si.

As baterias elétricas são uma relevante fonte de produção de GEE, resultando: (i) da extração dos minérios; (ii) da refinação destes minérios em metais críticos (alumínio, cobalto, grafite, lítio, manganês, níquel); (iii) do transporte destes minérios e metais críticos, e outras componentes; (iv) da montagem de baterias de iões de lítio e sua instalação em EV.

Estudos citados pelo MIT estimam que 15tCO2e são emitidas por cada tonelada de lítio extraído (o número é maior em países onde a energia utilizada para o efeito é quase toda proveniente de fontes fósseis, como sucede atualmente). O MIT conclui que as baterias elétricas num EV importam a produção de 2,5 a 16tCO2e/ano, dependendo a quantidade exata das fontes de energia que abastecem as instalações de produção; p. ex., nas baterias produzidas na China (65% do total mundial) a pegada de carbono é bem mais elevada do que a média de 5tCO2e/ano, uma vez que o carvão continua a ser a principal fonte de produção de eletricidade.

Devido às baterias, a McKensey estima que a produção de um EV gera ≥40% mais emissões de CO2 do que a de um veículo ICE.

A produção de eletricidade é, de longe, a fase com maior intensidade de emissões no ciclo de vida dos EV (26tCO2e/EV). A descarbonização do setor elétrico através do aumento de fontes de energia renováveis e nuclear permite reduzir significativamente as emissões da fase de utilização destes veículos; mas vai demorar décadas.

A criação de redes de carregamento de EV também aumenta a pegada de carbono dos EV. A reciclagem de EV e suas baterias reduz a pegada de carbono, mas os métodos atuais de reciclagem de baterias ainda consomem muita energia, com os inerentes GEE.

Dito isto, apesar de a produção de EV ter uma pegada de carbono bem maior do que a de veículos ICE, no médio prazo a situação inverte-se uma vez que o funcionamento dos EV não produz diretamente GEE. O Departamento de Energia dos EUA estima que a maioria dos EV gera cerca de 1,2tCO2e/18 500 km (média anual), enquanto um carro ICE gera cerca de 5,7tCO2e.

De acordo com um estudo de 2023 da Kearney, Polestar e Rivian, em 16 anos e fazendo 240.000km, um EV médio produz 39tCO2e, enquanto um similar híbrido elétrico gera 47tCO2e e um veículo ICE 55tCO2e. Apesar do aumento do número de EV, a dependência de variáveis fora do controlo europeu torna o NetZero no setor automóvel uma quimera.

Consultor financeiro e business developer

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